Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos de Mazagão Novo visitam pontos históricos de Macapá

Atividade faz parte de projeto de valorização cultural da Escola Estadual Dom Pedro I

Por Redação
24/11/2016 14h56

Após visitas, estudantes vão desenvolver trabalhos que farão parte de uma mostra cultural

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Dom Pedro I, de Mazagão Novo, distante 33 quilômetros de Macapá, passaram uma manhã bem diferente nesta quinta-feira, 24. A turma percorreu dois dos principais pontos turísticos da capital: a Fortaleza de São José e o Museu Sacaca. A atividade faz parte do projeto Circuito Cultural Valorizando e Difundindo a Cultura de Um Povo.

Após aulas teóricas sobre a cultura dos povos mazaganense e macapaense, foi a vez dos alunos vivenciarem, na prática, parte do que foi visto em sala de aula. A primeira parada foi na Fortaleza de São José. Lá os alunos fizeram uma visita monitorada, ouviram causos e estórias sobre a construção do forte e da época em que era ocupada. Muitos saíram de lá intrigados com tudo que ouviram.
 
“Tudo o que eu aprendi hoje vou repassar aos colegas que não puderam vir com a gente. Foi um momento de muito aprendizado”, disse a estudante Jussara Flexa. 

A próxima parada foi no Museu Sacada. Foi a primeira vez que a estudante Evelin Vinhas, do 8° ano do ensino fundamental, viu de perto os espaços do Museu. Ela e os demais colegas entraram no regatão, embarcação ribeirinha, conheceram a casa da farinha, além de um pouco da flora amapaense. Ela conta que ficou impressionada com o que viu. 

“Ouvir das pessoas como era o Museu e ver de perto tudo isso, é bem diferente. Tudo feito do tamanho real, como as malocas e a casa das parteiras, impressiona. Foi a melhor aula que tive”, comentou. 

Ao retornarem à localidade onde moral, os estudantes vão desenvolver trabalhos que farão parte de uma mostra cultural que a escola irá realizar nos dias 16 e 17 de dezembro. 

“O projeto culmina com a produção de trabalhos com base no que eles vivenciaram na visitação à Fortaleza e ao Museu. Outros alunos terão a mesma oportunidade no início de 2017”, reforçou o diretor escolar Alonso Leão.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!