Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE E EMPREENDEDORISMO

‘Quero sair daqui capacitada e empreender no ramo’, diz autônoma em curso de fabricação de móveis do Governo do Amapá

Lucimara Amorim, de 31 anos, é uma das beneficiadas com o projeto de marcenaria que atende o Residencial Miracema, em Macapá.

Por Bianck Bastos
13/11/2024 09h43

Autônoma Lucimara Amorim, de 31 anos, deseja se capacitar no programa 'Constrular' e começar a empreender na áreaPara capacitar, promover a geração de emprego e renda e desenvolver as práticas empreendedoras nos residenciais, o Governo do Estado, em parceria com o Instituto Cultural Educacional Formar (Icef), reuniu na segunda-feira, 11, no Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá, mais de 50 participantes na aula inaugural do projeto "Constrular: montagem e fabricação de móveis planejados".

A autônoma Lucimara Amorim, de 31 anos, relatou que há meia década já trabalhava com a construção de móveis quando começou a ajeitar seu próprio guarda-roupa, mas pontuou os desafios para realizar as atividades sem especialização e, principalmente, por ser mulher.

“Eu já me identifico nessa área, tenho todas as ferramentas, e hoje me sinto muito feliz por essa oportunidade, porque é difícil para a gente, que é mulher, pois muitas pessoas duvidam da nossa capacidade. Quero sair daqui mais instruída, empreender nesse ramo e mostrar que meu serviço tem credibilidade assim como qualquer outro”, declarou Lucimara.

Lucimara e a amiga, Betina Gomes, participaram juntas da aula inaugural

Já a dona de casa Andreia Silva, de 40 anos, mencionou sobre as dificuldades de criar os 8 filhos e foi ao evento com esperança de conhecer algo que no futuro pudesse melhorar sua condição. Ela aproveitou e levou o filho mais velho, Gabriel Silva, de 18 anos, para entender um pouco mais a área.

“Eu me inscrevi mais para ocupar a mente com uma coisa nova, mas trouxe meu filho para aprender, para sair da rotina e ver se a gente consegue fazer alguma coisa mais para frente, sabe? Para ajudar em casa”, afirmou Andreia.

Andreia da Silva, de 40 anos, com seu filho GabrielComo um incentivo para os aprendizes, ao final da formação haverá um sorteio de um apartamento todo mobiliado para quem tiver 100% de frequência nas aulas. Além disso, como resultado da qualidade dos materiais confeccionados pelos alunos, no término do projeto acontecerá a “Constrular Feira”, prevista para o dia 6 de dezembro, no residencial Miracema, onde serão comercializados os produtos dos profissionais.

O "Constrular" também passou pelo residencial Vila dos Oliveiras, com oferta dos cursos de “Montador de Móveis” e “Movelaria na Prática”. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) e Trabalho e Empreendedorismo (Sete), com apoio de emenda parlamentar do deputado estadual Diogo Senior.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!