‘Está na hora de utilizar os recursos da floresta a favor de quem mora nela’, defende governador do Amapá em painel na COP29
Clécio Luís destacou como utilizar a preservação da Amazônia para gerar desenvolvimento econômico sustentável para as comunidades locais, abordando iniciativas inovadoras como o Selo Amapá.
Líderes globais se reuniram para explorar como novas economias florestais podem beneficiar as comunidades locaisO governador do Amapá, Clécio Luís, foi protagonista no painel “Novas perspectivas de economia florestal e desafios dos governos subnacionais”, promovido pela Força-Tarefa de Clima e Florestas durante a COP29. O evento, realizado na terça-feira, 12, debateu o papel dos governadores, estados e povos originários na crise climática e na construção de economias florestais sustentáveis.
Na ocasião, Clécio Luís ressaltou a necessidade de uma nova abordagem para a Amazônia, que equilibre preservação e desenvolvimento local, e afirmou que o Amapá, o estado mais preservado do Brasil, está preparado para liderar iniciativas de uso sustentável capazes de transformar os recursos naturais em oportunidades econômicas para as populações tradicionais e ribeirinhas.
“O que debatemos foi que a floresta sempre teve um papel econômico, mas muitas vezes por meio de práticas devastadoras, como o desmatamento. Podemos mostrar que é possível aproveitar os recursos da sociobiodiversidade de forma sustentável. O Amapá é o estado com maior cobertura vegetal preservada, mas chegou o momento de usar essa riqueza para beneficiar as comunidades que vivem na floresta”, declarou Clécio Luís.
Clécio Luís destacou a liderança do estado na busca por soluções sustentáveis para a AmazôniaComo exemplo de como a preservação e o desenvolvimento econômico podem caminhar juntos, o governador Clécio Luís abordou com lideranças nacionais e internacionais o programa “Selo Amapá”, idealizado pelo Governo do Estado, que já certificou mais de 1.200 produtos genuinamente amapaenses, com presença nas prateleiras de supermercados ao redor do mundo.
"Quando pensamos na Amazônia, a imagem é de uma floresta verde, com árvores e rios sinuosos. Mas, é preciso lembrar que, sob essas copas, vivem pessoas que têm o direito de se desenvolver. São elas que fazem a economia, criando produtos como os do Selo Amapá, que já exportamos e usamos. Estamos construindo uma economia verde, sustentável e ética, que gera emprego e desenvolvimento", pontuou Clécio Luís.
A Força-Tarefa de Clima e Florestas, da qual o Amapá faz parte, visa enfrentar os impactos negativos das mudanças climáticas e promover o desenvolvimento de novas economias sustentáveis baseadas na floresta. A iniciativa abrange 43 estados-membros e províncias, que representam mais de um terço das florestas tropicais do planeta, incluindo todos os estados da região Norte do Brasil.
Governador Clécio Luís abordou na COP29 o programa ″Selo Amapá″, que certifica produtos sustentáveis das florestas
COP29
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.
Este ano a COP chega à 29ª edição, na cidade de Baku, no Azerbaijão, no período de 11 a 22 de novembro. A delegação do Amapá é liderada pelo Governo do Estado e composta por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT’s).
Painel destacou a importância de fortalecer parcerias entre governos, povos indígenas e comunidades locais
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!