Governo do Amapá realiza a 4ª Conferência de Políticas Públicas e Direitos Humanos da população LGBTQIA+ em Macapá
Evento busca fortalecer e consolidar políticas públicas, respeitando os direitos humanos da comunidade no Amapá.
Evento debate ações públicas voltadas à promoção dos direitos e da inclusão da população LGBTQIA+Com o tema “Participação e Representatividade: implementando Direitos na Construção de um Amapá Mais Inclusivo”, o Governo do Estado realizou nesta quarta-feira, 13, a abertura da 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ na Escola Estadual Tiradentes, na Zona Sul de Macapá.
O encontro, retomado após oito anos, conta com participação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e demais autoridades estaduais, representantes dos 16 municípios, ativistas, poder público e da sociedade civil. O evento, que prossegue até a quinta-feira, 14, visa debater e decidir ações públicas voltadas à promoção dos direitos e da inclusão da população LGBTQIA+.
Abertura da 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ do AmapáO governador em exercício, Teles Júnior, ressaltou que a agenda é tratada de forma transversal, com diversas secretarias executando ações específicas para o público, como o programa Amapá Jovem, que inclui o segmento como parte de suas atividades, buscando combater as barreiras e o preconceito que ainda existem na sociedade, especialmente contra as minorias.
"Uma prioridade do governo Clécio Luís tem sido atender todos os segmentos da sociedade, e com o segmento LGBTQIA+ não poderia ser diferente. Essa pauta é uma prioridade e estamos atuando de forma conjunta com o Conselho Estadual e diversas instituições públicas, promovendo iniciativas voltadas para a geração de emprego, renda e promoção do empreendedorismo", afirmou Teles Júnior.
Governador em exercício, Teles Júnior
A conferência marca um momento histórico e foi precedida por 16 conferências municipais realizadas em parceria com os poderes públicos locais e movimentos, que possibilitaram a criação de propostas concretas para o avanço de políticas inclusivas.
“É um marco para o Amapá conseguir reunir lideranças dos 16 municípios, isso serve de referência para o Brasil. Os direitos humanos para o segmento é uma pauta sempre presente nos momentos da gestão atual e faz parte da reconstrução do país. Sinto-me honrado por participar da construção de um Estado mais inclusivo e igualitário”, destacou o secretário Hiago Mendes, da Secretaria Nacional LGBTQIA+.
Secretário Hiago Mendes, da Secretaria Nacional LGBTQIA+
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!