Professores guianenses participam de visitas técnicas para conhecer metodologia e cultura educacional do Amapá
Encontro faz da programação do 3º Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira, do Governo do Amapá.
Colaboração binacional explorou instituições com diferentes perfis educacionaisO Governo do Amapá promoveu uma visita técnica em escolas estaduais para professores guianenses na quarta-feira, 13, em Macapá. A iniciativa faz parte do "3º Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira", e visa compartilhar práticas pedagógicas e enriquecer a compreensão sobre o ensino em contextos culturais distintos.
Divididos em quatro grupos, os professores exploraram instituições com diferentes perfis educacionais, sendo as escolas estaduais Prof.ª Marly Maria e Souza da Silva, Risalva Freitas do Amaral, Darcy Ribeiro e Maria do Carmo Viana dos Anjos, todas no município de Macapá.
A professora Ivanete Gomes, do Grupo de Trabalho de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), destacou a importância desse intercâmbio para ambas as partes.
"Esse estágio faz parte do acordo de cooperação entre a Seed e o Rectorat da Guiana, que é o órgão equivalente à Secretaria de Educação da Guiana Francesa. Essa parceria existe há bastante tempo e tem sido fundamental para nós, pois precisamos aprender sobre o ensino do francês, enquanto eles buscam conhecer nossa língua e metodologia de ensino," explicou Ivanete.
Professora do Grupo de Trabalho de Relações Internacionais, Ivanete Gomes
A professora guianense Edith Jean Siron, que leciona português no Colégio Justin Catayée, observou algumas diferenças nas dinâmicas escolares.
"Aqui, percebi que as turmas são maiores, com até 40 alunos em sala, enquanto na Guiana Francesa temos no máximo 25 alunos. Os horários também são diferentes: lá todas as escolas funcionam em período integral. Gostei muito da E.E. Marly Maria, principalmente pela possibilidade de ensino em duas línguas, algo que não temos", comentou Edith.
Professora guianense, Edith Jean Siron
Integrante da comissão organizadora do 3º Estágio Amazônico de Português, a professora Natália Ferreira acompanhou os visitantes e ressaltou o valor da experiência.
"Para as professoras guianenses, esta é uma imersão linguística, cultural e pedagógica única. Elas podem ver de perto como o ensino da língua portuguesa é conduzido aqui e levar esse aprendizado para aplicar em suas escolas", disse Natália.
Professora integrante da comissão organizadora do 3º Estágio Amazônico de Português, Natália Ferreira
A visita técnica possibilitou às educadoras uma vivência prática, promovendo uma integração que fortalece a cooperação entre os dois países, Brasil e França.
Cooperação internacional
O intercâmbio faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o Amapá e a Região Acadêmica da Guiana Francesa, com base no Protocolo de Acordo de 2008, renovado em 2018 e reafirmado em 2024 pelo Governo do Amapá. Nesta quinta-feira, 14, o encerramento ocorre no auditório da Seed, com oficina e minicurso no período da manhã e tarde, culminando em uma cerimônia, às 20h, no Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá (Sintraf), em Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!