Carbono negativo, Governo do Amapá apresenta na COP29 práticas sustentáveis que podem ser exemplo para o mundo
Iniciativas amapaenses que protegem a floresta e quem vive nela foram evidenciadas no painel sobre transição para uma economia de descarbonização do planeta.
Carbono negativo, Amapá possui políticas que podem inspirar governos pelo mundo pela descarbonizaçãoPresente na 29ª Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, o Governo do Amapá foi convidado para apresentar políticas sustentáveis que podem ser exemplo para o mundo. Estado mais preservado e protegido do Brasil, o Amapá é considerado carbono negativo.
A convite do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, o secretário adjunto de Meio Ambiente do Amapá, Cássio Lemos, integrou o painel "Governos estaduais e empresas brasileiras na transição para uma economia de carbono zero", com exibição de iniciativas verdes realizadas no estado.
"O Amapá tem feito a sua parte sendo carbono negativo, já que a floresta em pé mais captura o carbono do que emite. Mostramos desde as boas práticas da agricultura de baixo carbono à capacidade de produção de energias renováveis. Com 95% da cobertura vegetal intacta, o Amapá pode ser um espelho para o mundo, que pode adotar iniciativas que já adotamos", comentou Lemos.
Governo do Amapá participa com comitiva no Azerbaijão na Conferência da ONU sobre mudanças climáticasNo Pavilhão de Ação Multinível e Urbanização, o painel, que também contou com a presença do secretário executivo adjunto do Iclei América do Sul, Rodrigo Conradi, e do secretário de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Artur Falcette, buscou destacar o papel crucial de ações coordenadas entre governos regionais e o setor privado e como essa colaboração pode gerar benefícios para a sociedade e a economia.
"Nessa dificuldade que existe na construção de pontes entre o ente público e o privado, alguns temas são levantados como a falta da segurança jurídica para que ações e investimentos sejam feitos em determinados territórios. E aqui a gente está vendo a construção de um caminho dentro dessa segurança jurídica no Amapá", citou o secretário do Iclei.
COP29
A delegação do Amapá fica ao longo desta semana na COP, mas a programação segue até 22 de novembro, no Azerbaijão. O grupo é liderado pelo Governo do Estado e composto por vários entes como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!