Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá entrega materiais esportivos e eletrônicos para alunos de projetos sociais da Polícia Militar

Serão beneficiados com a iniciativa mais de 2,3 mil participantes dos 30 projetos coordenados pela corporação no estado.

Por Marcelle Corrêa
15/11/2024 11h46

Os alunos dos projetos receberam materiais esportivos e eletrônicos para realização das atividades esportivas e sociaisInvestindo nas ações de amparo, acolhimento e incentivo aos esportes e combate à criminalidade através da prevenção, o Governo do Amapá entregou aos 30 projetos sociais da Polícia Militar (PM), que atendem mais de 2,3 mil participantes, materiais esportivos, eletrônicos e eletrodomésticos, além de alimentos para reforçar e garantir a participação dos beneficiados nas atividades.

Foram distribuídas bolas de futebol, basquete, quimonos, uniformes e acessórios para a prática de artes marciais, natação e outras atividades que beneficiam crianças, adolescentes e idosos. Os materiais e equipamentos foram adquiridos através de emenda do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Estado. A entrega simbólica ocorreu no auditório do Palácio do Setentrião, nesta quinta-feira, 14.

O governador em exercício, Teles Júnior, destacou a importância do esporte para o desempenho dos jovens, tanto na escola quanto na vida familiar, e afirmou que o Estado vai intensificar os esforços para incluir mais alunos em programas sociais e ampliar a oferta de vagas nas escolas militares, reforçando a conexão entre a Polícia Militar e a educação.

"Além da ação efetiva, só conseguiremos fortalecer a segurança pública se tivermos a capacidade de plantar sonhos e disciplina no coração das crianças. Esse é o caminho a longo prazo, e não tenho dúvida de que é a melhor estratégia. A segurança se faz em duas mãos: uma no presente, agindo agora, e outra no futuro, incentivando bons comportamentos e a cidadania", ressaltou Teles Júnior.

Antônio Teles Júnior, governador em exercício do Amapá destacou a importância do fortalecimento dos projetos sociais

Em participação remota de Brasília, o senador Randolfe Rodrigues reafirmou seu compromisso com os projetos sociais da Polícia Militar do Amapá, destacando que, no próximo ano, será ampliado o orçamento para essas iniciativas, que cumprem a função preventiva da corporação, conforme previsto nas Constituições Federal e Estadual.

"Os projetos sociais celebrados hoje retiram jovens da vulnerabilidade, afastando-os do crime e facções, e os inserem na sociedade e na cidadania. Além disso, oferecem, especialmente nas comunidades carentes do Amapá, alternativas de formação escolar e esportiva. A Polícia Militar do Amapá previne o crime com o mesmo rigor com que o combate e pode sempre contar com nosso apoio", destacou Rodrigues.

Destacando a satisfação em poder contribuir com a educação esportiva e social de milhares de jovens, o comandante da PM, coronel Costa Júnior, falou da importância das tratativas entre o Governo do Estado e os representantes da bancada federal do Amapá, que resultam em investimentos que, a longo prazo, no caso dos projetos sociais, formarão homens e mulheres de bem para a sociedade.

"É importante ressaltar a importância do uso do dinheiro público através das emendas, assim como também do investimento do Governo do Estado nesses projetos, na Polícia Militar, que têm um reflexo positivo na sociedade. São crianças e adolescentes que, na maioria das vezes, têm uma situação social um pouco precária e, com os projetos, eles têm acesso ao esporte, à educação, à cultura. Enfim, como instituição, é gratificante poder atender essa população", disse Costa Júnior.

Coronel Costa Júnior, comandante da Polícia Militar do Amapá

Inspiração e renovação 

A dona de casa, Elodilce Pontes conta que a filha, Verônica Vitória Pontes, sempre se inspirou no pai, que era nadador e quando viu a oportunidade de participar do "Peixinhos Voadores", projeto de natação que acontece no Comando Geral da PM, a Elodilce conversou com a filha e percebeu que era realmente onde ela queria estar.

"O pai dela era atleta de natação e viajava para competir. Ele parou e agora ela está dando continuidade à natação na família. O projeto é muito importante, ela já participa há mais de um ano e, desde que começou ficou mais confiante para interagir com as pessoas. Eu estou muito feliz por ela", disse a dona de casa.

Elodilce Pontes e a filha Verônica Vitória

A Verônica, aos 10 anos de idade, já tem planos de se tornar uma nadadora de elite: "Quando eu chego na piscina eu me sinto bem. Quero ser igual ao meu pai, nadadora, ser campeã", disse a aluna.

Para o instrutor Gércio Pinheiro, professor de jiu-jitsu do projeto Campeões da Zona Norte Team, que funciona na sede do 2º Batalhão e atende cerca de 60 crianças, mais do que formar atletas com a disciplina da arte marcial, o intuito é formar cidadãos que respeitem o próximo.

"Sempre trabalhamos com a tese de que o verdadeiro objetivo de um projeto social não é só formar um campeão de Jiu-Jitsu estadual ou mundial. O verdadeiro contexto que sempre pregamos é formar um bom cidadão, um cidadão com bom caráter para a sociedade que está esperando por eles", disse Pinheiro.

Gercio Pinheiro, professor de jiu-jitsu do projeto Campeões da Zona Norte

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!