Dia Nacional dos Ostomizados: Governo do Amapá realiza encontro com pacientes atendidos pelo Creap
Atividade faz parte da campanha 'Novembro Verde' que tem objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito com pessoas nessa condição.
Pacientes participaram de dinâmicas e palestras O Dia Nacional dos Ostomizados, em 16 de novembro, e marcada para sensibilizar a população sobre a importância de abordar as peculiaridades dos pacientes nessa condição, o Governo do Estado promoveu nesta quinta-feira, 14, uma programação para os pacientes acompanhados pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap).
A atividade contou com palestras, dinâmicas, ginástica laboral e distribuição de brindes. De acordo com o diretor do Creap, Charles Rodrigues, ainda existe muito tabu e preconceito em torno do procedimento de ostomia.
“O Dia Nacional dos Ostomizados é para conscientização e educação. Esse é o momento em que a gente tenta mostrar possibilidades dessas pessoas terem uma vida normal, porque a medicina proporciona isso, com a melhora da tecnologia. Hoje o Governo do Estado entrega as melhores bolsas de colostomia do mundo, possibilitando a prática de uma atividade física dependendo da especificidade. Fazendo com que a gente não apenas trate, mas também promova a saúde desses pacientes”, explicou o diretor.
Charles Rodrigues, diretor do Creap, destacou a importância de combater o preconceito com os pacientesA gerente de atenção à pessoa com ostomia do Creap, Genilza Monte Araújo, explicou que os pacientes que chegam até o serviço recebem um acompanhamento multiprofissional que garante cuidado amplo e integral.
“O nosso trabalho no Creap é fortalecer a atenção à saúde desse paciente ostomizado. Uma vez que ele vem até o Centro, ele faz o acompanhamento com a estomoterapeuta, um profissional capacitado e também tem um acompanhamento com uma equipe multiprofissional, com médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Também faz parte do nosso atendimento a promoção à saúde, que é esse acompanhamento do paciente, onde ele é avaliado e recebe um plano de ação integral para a sua saúde”, destacou.
Gerente de atenção à pessoa com ostomia do Creap, Genilza Monte Araújo
Quem recebe todos esses cuidados do Creap, é o contador de histórias, Joca Monteiro, ele conta que o acompanhamento dedicado é fundamental para ter mais qualidade de vida.
“Foi um susto muito grande quando recebi a notícia que eu iria ficar ostomizado, e foi muito importante encontrar pessoas no caminho que dessem esse suporte para entender que você não está só. A gente não comemora estar otimizado, mas nos sentimos muito gratos, porque sem esse acompanhamento seria muito mais difícil”, disse o paciente.
Joca Monteiro, paciente do Creap
A presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP), Rosilete do Carmo, que também é paciente ostomizada definitiva há oito anos, afirmou que a parceria com o Governo do Estado possibilitou avanços na assistência em saúde dos usuários.
“Este dia para nós é muito importante porque é um dia de luta. O tema do nosso Novembro Verde é dignidade como direito que não se negocia, e nós não negociamos o nosso direito e nem aceitamos nenhum direito a menos, por isso, estamos sempre em busca de políticas públicas efetivas, e temos um grande parceiro conosco, que é o Governo do Amapá, sempre nos apoiado nesses enfrentamentos e que todas as vezes que estamos precisando somos muito bem atendidos. O importante para nós é que a gente consiga construir um mundo melhor para todo o ostomizado, para todo o incontinente, para todas as pessoas com deficiência”, declarou a presidente.
Presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP), Rosilete do CarmoAinda em março deste ano o Governo do Amapá obteve, por emenda do senador Randolfe Rodrigues, o investimento de R$ 7,5 milhões, para assistência aos pacientes com câncer e ostomizados do estado, que garantiu a compra de bolsas de colostomia de qualidade.
A Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP), destaca que atualmente são 800 pacientes residentes no Amapá que recebem apoio do Estado.
Governo do Amapá garante bolsas de colostomia aos pacientes
Ostomia
A Ostomia pode ser temporária ou permanente e trata-se de um procedimento cirúrgico para a confecção de um estoma, uma bolsa coletora, que cria um caminho alternativo de ligação do corpo com o meio exterior, tendo como objetivo ajudar no processo de eliminação de efluentes, na alimentação ou saída de fezes ou urina.
O procedimento pode ser necessário devido a diversos fatores, a exemplo de tratamento de câncer ou acidente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!