Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prevenção e tratamento serão tema do Dia Mundial de Combate à Aids

Serão oferecidos testes rápidos e uma mesa redonda vai discutir o assunto

Por Redação
25/11/2016 11h54

O maior símbolo da luta contra a Aids é o laço vermelho, usado como forma de conscientização

O dia 1º de dezembro foi instituído, mundialmente, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o dia de combate à AIDS. O objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados que se deve tomar para prevenir a doença, promovendo ainda o respeito e a solidariedade entre as pessoas que vivem com o vírus. 

A data tem como tema, este ano, “Teste, trate e viva”, focando principalmente a importância de se fazer o teste e detectar a doença precocemente, podendo iniciar o tratamento em fases iniciais.

Quanto mais cedo se inicia o tratamento com os retrovirais, maior a possibilidade de manter a carga viral baixa e dar melhor qualidade de vida ao infectado.

“A doença, quando não tratada, destrói o sistema imunológico dos infectados ocasionando doenças oportunistas que podem levar a morte portanto, é fundamental fazer o teste e tratar precocemente”, disse Aline Miranda, coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites virais. 

Teste, trate e viva
Em Macapá, serão realizadas ações de testagens rápidas nas Unidades de Saúde e praças públicas. No lançamento da campanha será realizada uma sensibilização através de mesa redonda com o tema “Meta 90,90,90: avanços e desafios na sua implementação no Amapá” direcionada aos profissionais de saúde sobre HIV/AIDS. 

No mesmo, pela parte da tarde, a Coordenação Estadual de combate a IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) hepatites virais e HIV/Aids, vai realizar testes rápidos e um momento de conscientização na praça Veiga Cabral. 

O maior símbolo da luta contra a Aids é o Laço Vermelho. De 1980 até junho de 2015, o vírus já contaminou 519.183 homens e 278.960 em mulheres, e matou mais de 290 mil pessoas em todo o mundo. As maiores vítimas estão na faixa etária de 20 a 49 anos. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!