Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Dia do Doador de Sangue é celebrado com bolo de 40 quilos

De janeiro a setembro já foram coletadas mais de 12 mil bolsas de sangue

Por Redação
25/11/2016 14h15

Vice-governador, Papaléo Paes, destacou a importância da população participar do ato solidário

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi comemorado nesta sexta-feira, 25, com um bolo de 40 quilo, na sede do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Na cerimônia, o vice-governador Papaléo Paes anunciou a construção do novo prédio do Hemoap para 2017.

A previsão é que o número de doadores ultrapasse 250 pessoas. O primeiro balanço do dia já somava 203 doadores e 130 bolsas de sangue. No ano passado, o dia do doador contabilizou 143 bolsas de sangue o que contribuiu para manter o estoque durante as festas de fim de ano.

Papaléo Paes destacou a importância da população participar do ato solidário de doação de sangue. "Temos que agradecer aos voluntários porque, sem essa solidariedade, seria difícil salvar vidas", comentou.

Ele ainda destacou a construção do novo prédio do Hemoap, que deve começar em 2017. O projeto é fruto de uma articulação do Executivo junto à bancada federal, que destinou R$ 3,3 milhões para a obra.

A proposta para é que a unidade tenha suporte suficiente para abrigar todo o ciclo de sangue (doação, processamento, sorologias e redistribuição), permitindo assim que, futuramente, sejam feitas adaptações no prédio para transformá-lo em um hospital hematológico do Amapá.

O diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro, disse que um dos diferenciais este ano foi a participação voluntária de cem jovens evangélicos que compareceram ao Hemoap para um ato solidário.

Um dos voluntários foi Frank Tavares, que é voluntário desde 1999, e considerou gratificante o ato de contribuir para salvar vidas. "Hoje sou doador, mas amanhã quem pode precisar de sangue sou eu. Nesses anos, tenho certeza que meu sangue ajudou muita gente e isso é extremamente gratificante", disse.

Dados do Instituto mostram que, entre janeiro e novembro de 2016, 17.723 pessoas passaram pela triagem. Desses, 12.563 estavam aptos a doar sangue.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!