Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto de classificação de risco é implantado na UPA Zona Norte

Protocolo classifica usuários por cores que definem a urgência e o tempo de atendimento

Por Redação
25/11/2016 14h37

Cor vermelha é para emergências, com atendimento imediato. A laranja é urgente e o atendimento precisa ser rápido

Quem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Zona Norte, vai perceber mudança no acolhimento. Para garantir atendimento mais rápido e seguro aos usuários em situação de urgência e emergência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está em fase de implantação do projeto piloto de acolhimento com classificação de risco tendo como referência o protocolo de Manchester. 

O protocolo classifica os usuários por cores que definem a urgência e o tempo de atendimento após uma avaliação de sinais e sintomas. Com isso, o atendimento na UPA Zona Norte deixa de ser por ordem de chegada, e passa a ser por ordem de prioridade, onde casos de maior gravidade passarão imediatamente pelo médico. 

Após avaliação, o usuário recebe pulseiras coloridas que sinalizam o nível da gravidade de cada caso. A cor vermelha é para emergências, com atendimento imediato. A laranja é urgente, o atendimento precisa ser rápido em até 10 minutos. A amarela o atendimento é urgente em no máximo 50 minutos. Verde é pouco urgente nestes casos o atendimento acontecerá em até 120 minutos e a azul é não urgente podendo levar até 240 minutos para atendimento. Nos dois últimos casos, o usuário pode aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de saúde.

Segundo o diretor da unidade, enfermeiro Waldir Bittencourt a implantação da classificação de risco assegura que os usuários não correrão risco de vida. "Este projeto é essencial para permite que os atendimentos sejam realizados com mais eficiência e segurança, já que muitas vezes o tempo de espera pode significar a diferença entre a vida e a morte", explicou.

Bittencourt disse ainda que a classificação é possível organizar o fluxo de atendimento aos pacientes e diminui a superlotação, pois o usuário estará ciente sobre o tempo de espera e a forma de atendimento de urgências e emergências.

O Ministério da Saúde prevê a classificação de risco com objetivo de dar agilidade a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento e tratamento imediato, sempre em concordância com o risco de vida, a vulnerabilidade dos agravos à saúde ou o grau de sofrimento.

A equipe de enfermagem da UPA passou por treinamento para aprimorar a capacidade de avaliação, agilidade e conhecimentos técnico. A UPA da Zona Norte funciona 24 horas, de segunda a domingo no bairro novo Horizonte, Rua Fernando Alves de Oliveira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!