Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Observatório de Trânsito será fundamental para redução de acidentes

Espaço começa a funcionar na próxima semana no Detran

Por Redação
25/11/2016 17h33

Sistema deverá reunir, processar, analisar e disseminar informações sobre os acidentes

Com a inauguração do novo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), ocorrida nesta sexta-feira, 25, o espaço passa a contar com o Observatório de Trânsito. O instrumento será eficiente para o planejamento e as estratégias de atuação de gestores públicos e órgãos de trânsito. 

O sistema será aberto e interativo, permitindo o cruzamento de dados e a elaboração de pesquisas em diferentes níveis de complexidade. As informações estarão disponíveis por meio de tabelas, gráficos e mapas.

O observatório será composto por profissionais de várias áreas que compõem a segurança pública e que também atuam diretamente no atendimento de ocorrências como Corpo de Bombeiros, Samu, Polícias Militar e Civil, profissionais da saúde, entre outros. 

"O observatório será mais uma ferramenta para diminuirmos os índices de acidentes de trânsito. Hoje o Brasil registra 150 mortes no trânsito diariamente. No Amapá são entorno de 4 a 5 mensais, e só com políticas públicas efetivas e direcionadas poderemos mudar essa realidade", explicou o diretor do Detran, Inácio Maciel. 

O observatório começará a funcionar dentro do Departamento a partir da próxima semana. O sistema deverá reunir, processar, analisar e disseminar informações sobre os acidentes de trânsito, pontuando os locais com mais ocorrências e fatores que contribuem com os acidentes. 

A iniciativa é parte das ações do Governo do Estado em prol de um trânsito mais seguro e uma ferramenta importante que também atende uma meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diminuir em 50%, até 2020, o número de vítimas e mortes nas vias.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!