Setur discute desenvolvimento durante Fórum Estadual de Turismo
Também foi apresentado o calendário de eventos de 2017, onde estão as datas e as localidades de cada evento dos 16 municípios do Amapá.
Secretária Syntia Lamarão apresentou os investimentos que têm sido feitos na área do Turismo no Amapá
Com o objetivo de gerar mais oportunidades para a cadeia produtiva do turismo, a Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) realizou na manhã desta terça-feira, 29, no Sebrae, a 2ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo de 2016 (Fetur).O Trade Turístico e os representantes das entidades governamentais dos municípios do Amapá discutiram pautas sobre linhas de crédito da Agência de Fomento do Amapá (Afap), o calendário de eventos do Estado, a rede de inteligência de mercado no turismo, a possibilidade de incorporar mais municípios no Programa de Regionalização do Turismo (PRT), além do papel do guia de turismo.
A secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, ressaltou a importância dos membros do Fetur participarem de forma integrada para que o Estado consiga avançar no desenvolvimento do turismo. “Temos diversas oportunidades para adquirir recursos e investimentos, por isso, precisamos trabalhar em conjunto para que consigamos trazer desenvolvimento para o setor e com isso gerar mais empregos e renda para o Amapá”, disse.
Durante o 26° Encontro dos Interlocutores do PRT, realizado em Minas Gerais, diversos estados levantaram o questionamento sobre a possibilidade de um remapeamento, já que diversos municípios que possuem vocação turística ficaram de fora da última atualização.
Com a segunda etapa do Programa em andamento, cada município no mapa terá 5% de investimento na área do turismo. Por conta disso, a Setur vai intensificar o trabalho com as prefeituras, para que mais nenhum município perca a oportunidade.
Durante o Fórum, a Afap apresentou uma série de linhas de créditos para microempreendedores e microempresas do ramo do turismo. Bruno Mendes, representante da Agência, falou sobre a possibilidade de artesãos e agências de viagens conseguirem o financiamento.
“Estamos disponibilizando linhas de crédito no valor de até 100 mil reais para microempresas e pequenos empreendedores. Nosso interesse é em ajudar a alavancar as empresas do setor no Amapá”, disse Mendes.
Também foi apresentado o calendário de eventos de 2017, onde estão as datas e as localidades de cada evento dos 16 municípios do Amapá. Para a secretária de Turismo, esse instrumento é indispensável. “O calendário de eventos beneficia o segmento do turismo de diversas formas. As agências e os guias de turismo têm fácil acesso ao calendário, basta pedir uma cópia na Setur”, ressaltou.
Os participantes ainda discutiram a Rede de Inteligência de Mercado no Turismo, que vai disponibilizar um Sistema de Informações de Destinos Turísticos para todos as unidades federativas. Para finalizar, o Sindicato dos Guias de Turismo do Amapá (Singtur-Ap) realizou uma apresentação sobre o papel do guia de turismo. Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!