Professores e escolas estaduais também foram premiados com aparelhos e materiais didáticos
Cerimônia de entrega da premiação deve ocorrer ao longo de 2017
A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou nesta quarta-feira, 30, a lista dos medalhistas na edição de 2016. Dos 60 estudantes amapaenses premiados com medalha de bronze, 59 são da rede estadual de ensino e um da rede municipal. Professores e escolas do Amapá também foram premiados.
A prova é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos participantes. No Nível 1, destinado aos estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, 30 alunos da rede estadual foram premiados com bronze. Do Nível 2, que compreende estudantes do 8º e 9 º anos do Ensino Fundamental, 20 levaram bronze. E no Nível 3, destinados a alunos do Ensino Médio, 10 foram premiados com medalha de bronze.
Além das medalhas, os estudantes terão oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) da Obmep. A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2017.
Professores e escolas do Estado também foram premiados. Dois professores receberão um tablet, diploma de reconhecimento e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM), outros 12 educadores ganharão diploma de reconhecimento e CD com as edições da RPM. Oito escolas da rede estadual serão contempladas com kits de materiais didáticos e outras duas com troféu.
Mais medalhas
Em comparação com a edição de 2015 da Obmep, o rendimento do Amapá melhorou. Naquele ano, o Estado faturou 59 medalhas de bronze, sendo 56 delas conquistas por estudantes da rede estadual de ensino. Em 2016, 59 estudantes da rede estadual foram medalhistas, dos 60 premiados com medalha de bronze.
A maioria dos estudantes que se destacaram na Obmep 2016 frequentam escolas do Estado que funcionam em Macapá. Tiveram ainda estudantes de escolas de Santana, Oiapoque, Porto Grande, Mazagão, Pracuúba, Calçoene e Amapá entre os premiados.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
A cerimônia de premiação dos medalhistas ainda não tem data e local definido, mas deve ocorrer ao longo de 2017. A relação dos premiados pela Obmep 2016 está disponível no site
http://www.obmep.org.br/.
Quanto ao desempenho dos colégios que disputaram no Nível 3, que abrange os estudantes do Ensino Médio, a Escola Estadual Profº José Barroso Tostes, de Santana, teve 3 alunos medalhistas de bronze. Em seguida, as escolas estaduais Everaldo da Silva Vasconcelos, também de Santana, e Tiradentes, de Macapá, tiveram dois estudantes premiados com medalha de bronze. As escolas Igarapé da Fortaleza, em Santana, General Azevedo Costa e Dr. Alexandre Vaz Tavares, de Macapá, tiveram um aluno premiado com bronze cada unidade escolar.
Desempenho das Escolas Estaduais
A Escola Estadual Dom Pedro I, de Mazagão, foi o grande destaque estadual nesta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O colégio teve 6 alunos medalhistas de bronze nos Níveis 1 e 2, que compreende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Escola Estadual Profª Risalva Freitas do Amaral, de Macapá, foi a que teve o segundo melhor desempenho, com 5 estudantes medalhistas de bronze, também nos Níveis 1 e 2. Já a Escola Estadual Barão do Rio Branco, teve 4 alunos medalhistas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!