Na visita foram pontuadas questões de reparos na rede elétrica, hidráulica, questões de acessibilidade, entre outros
Museu Joaquim Caetano da Silva abriga peças importantes consideradas relíquias e de muita representatividade
Técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf), profissionais da cultura e os técnicos do Museu Joaquim Caetano da Silva estiveram reunidos nesta sexta-feira,2, para avaliar a situação estrutural do museu. O objetivo principal é a reabertura do local para a visitação pública.
Na oportunidade, foram pontuadas questões de reparos na rede elétrica (implantação de nova subestação), hidráulica, questões de acessibilidade, reforço no telhado, entre outros. Atualmente está em execução uma obra de reforma. A próxima etapa a ser iniciada será de restauração que envolverá a parte de restauração de equipamentos e mobiliários.
Com recursos do tesouro estadual, a obra está orçada num valor de R$ 180 mil reais. Destes já foram executados R$ 108 mil. O restante será utilizado em serviços para que, em curto período, o local possa ser reaberto.
O secretário da Seinf, João Henrique Pimentel, destacou que o Museu Joaquim Caetano da Silva abriga peças importantes consideradas relíquias e de muita representatividade.
“É necessário uma obra bem ampla que atenda as peculiaridades da museologia, como a restauração. Vamos trabalhar no sentido de atender todas as condições de preservação e assim voltarmos com as visitações”, destacou.
Acervos
O Museu contém informações da história, antropologia e arqueologia do Amapá. Acervos cerâmico também fazem parte das peças expostas (oriundas da coleta de peças nos sítios arqueológicos e doações - Cunani e Maracá).
O espaço conta com fotografias raras e históricas, objetos pessoais de personalidades públicas como Cabralzinho e Janari Nunes, documentos impressos, manuscritos e moedas. Os restos mortais do diplomata e historiador Joaquim Caetano da Silva, que dá nome ao Museu, também estão no local.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!