Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sesa inicia contratação dos agentes de endemias que atuarão em Macapá

Ao todo, para Macapá, são 88 agentes. Processo foi divido em dois dias

Por Redação
05/12/2016 15h09

Contratação temporária de agentes de endemias é válida por seis meses

   

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta segunda-feira, 5, a contratação temporária dos agentes de endemias que atuarão na capital amapaense, principalmente no combate ao Aedes Aegypti.

Para isso, a Sesa solicitou aos 16 municípios que informassem, oficialmente, a aquisição dos Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e do material de campo para que os agentes contratados possam desenvolver as atividades de prevenção ao mosquito. Até o momento, somente Macapá e Santana oficializaram.

"A contratação acontece de acordo com a demanda de cada município. Todos precisam nos informar sobre a aquisição dos EPIs porque não podemos contratar sem que tenham material para trabalhar", ressaltou Suzana Galeno, responsável da divisão de Administração de Pessoal.

A contratação temporária de agentes de endemias é válida por seis meses e trata-se de uma estratégia da Sala Estadual de Situação com apoio do Ministério da Saúde. Com isso o objetivo é ampliar o número de equipes de visita domiciliar dos municípios para fortalecer o enfrentamento ao Aedes.

O pagamento dos agentes será custeado 90% pelo Governo Federal e 10% de contrapartida pelo Governo do Estado. Os agentes contratados devem se apresentar na secretaria do município na secretaria de saúde do município que se candidataram a função. 

De acordo com o cronograma, os próximos a serem contratados serão de Santana, segundo maior município do estado. Os candidatos dos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Pracuuba, Laranjal e Vitória do Jari, devem iniciar uma capacitação prática e a avaliação final para que estejam aptos ou não à exercerem a função.

Para Sebastião Pereira, um dos agentes contratados, a importância do trabalho que vai desenvolver é muito grande. "O Aedes transmite doenças que causam um mal terrível e inclusive podem matar. Isso dá uma noção de como nosso trabalho é importante", destacou.


Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!