Aplicativo “Detona Aedes” contabiliza mais de 900 downloads em 30 dias
A maior parte das denúncias são da capital Macapá. O bairro Santa Rita lidera o número de focos. Denúncias também são feitas no município de Santana.
A maior parte das denúncias são da capital Macapá. O bairro Santa Rita lidera o número de focos. Denúncias também são feitas no município de Santana, o segundo maior do Estado. As informações são encaminhadas à Sala de Situação Estadual de Combate ao Aedes, que é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O setor atua junto aos órgãos de vigilância estadual e municipais, que averiguam a denúncia in loco para que o possível criadouro seja eliminado. Os agentes de endemias também atuam no papel fundamental de sensibilização dos moradores da área denunciada.
O aplicativo é uma das contribuições do Governo do Estado para fortalecer a campanha nacional de combate ao Aedes, que transmite a dengue, febre chikungunya, a zika e a febre amarela urbana. Todos os órgãos governamentais estão envolvidos na luta contra o vetor.
A ferramenta pode ser baixada por usuários de dispositivos Android em todos os municípios do Estado. O coordenador de Sistemas Globais do Prodap, Célio Góes, responsável pelo desenvolvimento de aplicativos informou que em breve a ferramenta será disponibilizada no sistema IOS. “A ferramenta será enviada para Apple para avaliação seguindo a normas de praxe. Acreditamos que em dez ou vinte dias seja aprovada e disponibilizada ao usuário”, informou.
A tecnologia é um facilitador que ajuda no processo de educação, prevenção e denúncias. O usuário pode, por exemplo, fazer uma foto do local com foco da dengue, e habilitando no aparelho celular o GPS pode marcar o lugar onde foi feita a foto, para que as equipes façam uma visita ao local e tome as providências.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!