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Setrap avança na sinalização da Ponte do Rio Matapi

Acesso à estrutura da cabeceira foi totalmente concluído. Frente de trabalho atua na sinalização vertical; entrega será no dia 12

Por Redação
06/12/2016 16h52

Trabalho está sendo executado em parceria com a Setrap e o Detran

O Governo do Amapá está realizando os reparos finais para a entrega da Ponte do Rio Matapi, marcada para a próxima segunda-feira, 12. As equipes de técnicos se concentram na conclusão da sinalização vertical da pista em ambos os sentidos. 

O trabalho está sendo executado em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio de um convênio firmado entre os dois órgãos em junho deste ano. 

Segundo o diretor de transportes da Secretaria, Andrey Rêgo, o Detran sinalizou o trecho inicial da Rodovia AP-010 até o entroncamento com o posto da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). As vias que compreendem as obras de acesso à ponte foram sinalizadas pela empresa LB Construções, uma das responsáveis pela construção do empreendimento.

“A sinalização horizontal já foi concluída. Agora estamos atuando na vertical que consiste nas placas de identificação em determinados trechos. O trabalho tem por objetivo garantir a segurança e o tráfego correto tanto no acesso, quanto na ponte”, informou.

O diretor explica que todo o tráfego de veículos passará pela rotatória, que terá acesso exclusivo para as alças viárias que interligam o Distrito Industrial e as empresas que funcionam às margens do Rio Matapi, além do acesso principal.

“As placas de sinalização farão toda essa orientação para o condutor que trafega no trecho, além de ciclistas e pedestres que terão um espaço exclusivo na área da ponte”, frisou.

Quando os trabalhos forem 100% concluídos pela empresa, o governo deverá organizar uma última inspeção técnica monitorada antes da inauguração.

Custos
O valor inicial da ponte era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando os custos para R$ 106 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para todo o conjunto da obra (estrutura da ponte e vias de aceso) são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Outros R$ 18,9 milhões foram empregados nas obras de acesso, necessárias para corrigir um problema de engenharia autorizado pela gestão estadual anterior, projetando a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea, que sofre influência da maré do Rio Matapi. O reflexo dessas falhas resultou no aumento do valor global da obra em mais de R$ 32 milhões.

A obra é composta pela Ponte, no modelo balanço sucessivo, e pela ligação da cabeceira da edificação à extensão da rodovia AP-010, além de seis alças viárias que dão acesso ao complexo de empresas localizadas no Distrito Industrial.

A edificação tem 612 metros de comprimento. O vão central que vai permitir navegação embaixo da ponte tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.

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