Na pauta estão temas como abertura da Ponte Binacional, acessibilidade e comunicação digital
Governador Waldez Góes: “Mesmo com os problemas enfrentados pelos países esse ano, os órgãos continuaram atuando"
O desenvolvimento socioeconômico na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa entrou em uma nova rodada de debates na X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça. O evento teve início nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, e prossegue até hoje, dia 7, em Caiena.
Além da definição de uma agenda para abertura provisória da Ponte Binacional sobre o Rio Oiapoque, entre o Amapá e a Guiana Francesa, prevista para janeiro de 2017, o primeiro dia do encontro, trouxe ao debate temas como acessibilidade e comunicação digital.
Sobre acessibilidade, foram apresentadas as tratativas do Amapá para a ligação aérea entre Macapá e Caiena. Em 2016, o governo estadual reuniu com empresas aéreas e apresentou propostas de redução do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS). As negociações ainda estão em andamento.
No âmbito da Comunicação Digital, foram tratadas sobre as parecerias entre os países na ligação de fibra ótica de internet, que permitirá conectar o município de Oiapoque. Ficaram definidas novas agendas, incluindo a empresas da Guiana, Governo do Amapá e Eletrobras, para discutirem obre a infraestrutura e investimentos para a execução do projeto.
Segundo o governador Waldez Góes, a cooperação transfronteiriça tem uma agenda extensa, que exige a participação de muitos atores, regionais, nacionais, dos governos centrais e locais, e que requer um grande esforço. Além disso, ele destaca os importantes avanços nessas tratativas em 2016.
“Mesmo com os problemas enfrentados pelos países esse ano, os órgãos continuaram atuando. Na avaliação, foi um ano de conquistas, construções e queremos repactuar novos compromissos e termos, como transporte marítimo, infraestrutura de energia e tecnologia de informação”, destacou.
O prefeito da Guiana Francesa, Martin Jaeger, comemorou os 10 anos de reunião mista que vem impulsionando a vontade compartilhada do desenvolvimento e intercâmbios das duas regiões, inclusive trabalhando atratividades regionais para atrair novos investidores.
“Desejo que nossos intercâmbios sejam tão frutuosos como do ano passado. Sei que posso contar com compromisso de todos e bons resultados para os dois territórios”, comentou Jaeger.
O presidente da coletividade da Guiana, Rodolfe Alexandre, afirma que a cooperação é muito importante para os dois países. “Esperamos construirmos verdadeiros projetos, que nos permitam avançar nos dois países”, ressaltou.
Conforme o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, o encontro é uma oportunidade de consolidar o balanço dos trabalhos em relação às últimas discussões, sobretudo, nos avanços da ponte binacional.
A agenda de discussões prossegue nesta quarta-feira, com temas como segurança e defesa, cooperação policial e judiciária, luta contra a pesca ilegal, segurança civil, desenvolvimento do comércio e atrativos regionais, educação, saúde, agricultura, meio ambiente e cultura.
Além do governador Waldez Góes, integram a comitiva amapaense secretários e servidores Estado, representantes da Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio), Sebrae/Amapá, Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!