'Comunidades se reúnem para mostrar sua riqueza cultural', diz líder de grupo de marabaixo no 29º Encontro dos Tambores
Rosângela Silva participa do evento do Governo do Estado que segue nesta terça-feira, 19, no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, em Macapá.
Marabaixeira, Rosângela Silva lidera grupo cultural da vila de Mazagão VelhoO Governo do Estado segue participando do 29º Encontro dos Tambores, que possui o intuito de fortalecer as raízes e a cultura ancestral das comunidades negras no Amapá. Na segunda-feira, 18, grupos de marabaixo subiram no palco do Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá, para celebrar a diversidade.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Participante do evento e líder do grupo "Marabaixo da Gungá", de comunidade de Mazagão Velho, Rosângela Silva comentou a importância da celebração para todos os povos remanescentes, e que a oportunidade permite que novas pessoas conheçam a história e a cultura da 'Terra de São Tiago'.
"Isso não é uma apresentação qualquer. Estamos em um palco que reconhece nossa importância, e todas as comunidades se reúnem para mostrar sua história e riqueza cultural para o Amapá, esse berço da cultura negra", afirmou Rosângela.
Oportunidade permite que novas pessoas conheçam a história e a cultura negra
O "Marabaixo da Gungá" foi o último grupo a se apresentar, mas antes dele, houve apresentações recreativas de alunos do projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas”, desenvolvido pela Nação Marabaixeira em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A atividade contou com estudantes das escolas estaduais Francisco de Oliveira Filho, do distrito de Anauerapucu, em Santana, e Wilson Hill de Araújo, de Itaubal.
“Começamos a trabalhar essa atividade para que nossos alunos se sentissem pertencentes e orgulhosos de sua história, e hoje, ver que esse projeto está sendo feito no Encontro dos Tambores é surreal. Conseguimos contribuir com a divulgação da cultura do marabaixo", afirmou o integrante da Nação Marabaixeira, Carlos do Rosário.
Integrante da Nação Marabaixeira, Carlos do Rosário
Cinquenta anos da capoeira no Amapá
Na mesma noite, o espetáculo “Berimbalada da Capoeira” reuniu os grupos "Capoeira Ginga Amapá", da Associação de Capoeira Quilombo Brasil, e do Centro Cultural e Desportivo Feminino de Capoeira As Marias, que celebraram os 50 anos do movimento no estado com corte de bolo e homenagem a 25 mestres do segmento.
"Com todo o respeito aos mestres, mas hoje, em especial, saúdo as Marias, as Jheniffers e tantas outras mulheres que contribuem para o fortalecimento da capoeira em nosso estado", afirmou a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), Josilana Santos.
Diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos destacou a importância da participação feminina na capoeira
Também participaram do momento a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, e a coordenadora geral da União dos Negros do Amapá (UNA), Cristina Almeida. Durante a celebração, houve a apresentação dos grupos "Dica Lemos", da comunidade de Areal do Matapi, e de batuque, de São Pedro dos Bois. Para encerrar a programação, o cantor João Amorim realizou o projeto "Roda de Bandaia".
29º Encontro dos Tambores
Com o tema “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, o evento é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a programação tem como objetivo celebrar a ancestralidade e a cultura afro-amapaenses, além de promover a reflexão e o debate sobre temas como racismo e luta pela igualdade racial.
Show do cantor João Amorim fechou a quinta noite do evento
Confira a programação desta terça-feira, 19:
- Tema: Patrimônio Cultural e Musical Afro
- 16h - Roda de conversa sobre o livro “Igarapé do Lago: História e Memória”, com a palestrante José Maria;
- 17h às 20h - Ações de saúde com o "Consultório de Rua" e o "OdontoMóvel";
- 18h - Rezadores de Ladainha;
- 19h – Apresentação do grupo folclórico "São José do Mata-Fome";
- 19h30 - Apresentação do grupo de marabaixo "São Sebastião do Igarapé do Lago";
- 20h - Apresentação do grupo folclórico de marabaixo "Tia Sinhá";
- 20h30 - Show de reggae com Wellen Monte e Banda;
- 21h - Apresentação do grupo "Herdeiros do Marabaixo";
- 21h30 - Apresentação de grupos de marabaixo da Associação Cultural Raimundo Ladislau;
- 22h - Apresentação do Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal;
- 22h30 - Apresentação da Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada;
- 23h - Show da cantora Patrícia Bastos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!