‘Profissionais bem-preparados e apoiados pela ciência’, destaca governador Clécio Luís sobre novos servidores da Polícia Científica do Amapá
Gestor acompanhou etapa final do curso de formação de 41 novos agentes, com técnicas específicas do trabalho pericial, e anunciou a nomeação para dezembro.
Formação dos novos agentes é resultado do maior chamamento da instituição realizado pelo governador Clécio LuísO governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou a fase final do Curso de Formação da Polícia Científica do Amapá (PCA) na terça-feira, 19, e parabenizou o esforço e mérito dos 41 novos agentes, além de ressaltar que segurança pública vai além da presença de policiais nas ruas, funcionando como uma engrenagem que exige profissionais capacitados e investigações de qualidade apoiadas pela ciência.
“Há mais de 20 anos não havia um concurso na área, e tenho grandes expectativas em relação a vocês. Vi uma equipe dedicada e preocupada com o trabalho. Sintam-se acolhidos, pois o esforço e o mérito são de vocês. Esta é uma instituição fundamental para o funcionamento da justiça, e a ciência a serviço da segurança pública nos dá confiança de que estamos no caminho certo”, destacou o governador Clécio Luís.
Governador do Amapá, Clécio LuísOs candidatos estão divididos em 30 peritos criminais, 3 peritos odontolegista, 7 técnicos periciais e 1 auxiliar técnico pericial. O curso possui 41 disciplinas com palestras e atividades padronizadas e específicas dos trabalhos periciais da Polícia Científica. Na ocasião, o governador anunciou que a nomeação dos novos policiais irá acontecer no dia 4 de dezembro, em celebração ao Dia do Perito Criminal.
O diretor-geral da PCA, Marcos Ferreira, contou que está é maior convocação da história da Polícia Científica, com servidores do Amapá e de outros estados do Brasil como Maranhão, Tocantins, Ceará, Rio de janeiro, Belém, Paraíba, Goiás e São Paulo. Para ele, a iniciativa simboliza o reconhecimento da importância da instituição para o Governo do Estado e para a Segurança Pública.
Diretor-geral da PCA, Marcos Ferreira"É um trabalho silencioso, mas essencial para a segurança pública e faz toda a diferença. A turma está muito feliz com esta visita, que simboliza uma grande conquista. Foi uma luta intensa para convocar esses agentes, algo que só foi possível com o seu apoio. Estamos investindo em ciência, que é o alicerce de todos os processos", pontuou Ferreira.
O curso de formação é realizado por meio de cooperação técnica entre a Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), a Escola de Administração Pública (EAP) e a Polícia Científica.
O concurso
Coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o concurso para a Polícia Científica do Amapá teve as provas realizadas em 2022, ofertando 430 vagas de cadastro reserva, distribuídas entre os cargos de perito criminal, perito odontolegista, papiloscopista, técnico pericial e auxiliar técnico pericial. O resultado foi homologado pelo governador Clécio Luís em 2023.
Em três meses, os alunos tiveram 41 disciplinas práticas e teóricasAlunos celebraram o momento e a trajetória que já percorreram desde o concurso até a formaçãoEquipamentos modernos permitem uma formação qualificada dos novos profissionaisGovernador Clécio Luís conheceu os procedimentos realizados pela PCA
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!