Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governador Clécio Luís assina projeto de lei do novo Código de Governança Socioambiental do Amapá

Em visita a servidores da Sema, gestor oficializou a atualização da legislação ambiental, que segue para a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

Por Fabiana Figueiredo
22/11/2024 10h00

Governador Clécio Luís assinou PL sobre o Novo Código de Governança Socioambiental do Amapá

O governador Clécio Luís assinou na terça-feira, 19, o projeto de lei do novo Código de Governança Socioambiental do Amapá. O documento, anunciado durante encontro com servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), atualiza a legislação criada há 30 anos.

“Esse projeto vem trazendo regras claras para quem quer investir no Amapá, são novas normas sem dar margens para diversas interpretações, que infelizmente é algo que ainda enfrentamos. Apresentamos também aos servidores o que queremos para a Sema, que acredito ser a secretaria que mais pode capitanear nosso desenvolvimento e com capacidade técnica”, pontuou o governador Clécio Luís.

Encontro com o governador Clécio Luís esclareceu os caminhos da política de desenvolvimento para o Amapá

Construído para cumprir uma das metas da gestão, de reestruturar a Sema e os procedimentos de licenciamento ambiental com agilidade e segurança jurídica, o projeto será enviado para aprovação da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

“O Código coloca o Estado na página de adaptações a mudanças climáticas, da educação ambiental, traz a legislação para recursos hídricos e tantas outras que nós não tínhamos. O nosso atual código ambiental remonta há 30 anos, então houve a necessidade de fazer essa atualização para que o Amapá se desenvolva com responsabilidade, sustentabilidade, e se projetando para o futuro”, comentou a secretária da Sema, Taísa Mendonça.

Gestão apresentou a servidores o planejamento de reestruturação da Sema

Visando mitigar os efeitos adversos das mudanças do clima, especialmente sobre os mais vulneráveis, o texto do projeto de lei complementar procurou um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o uso sustentável dos recursos naturais. 

Dentre as novidades está a Licença Ambiental Simplificada (LAS), que permite a localização, a instalação e operação de empreendimentos de micro e pequeno porte, de baixo impacto poluidor degradador, concedido em uma única fase.

Governo do Amapá avança com a política de valorização dos servidores públicos

Reestruturação da Sema

Durante o encontro, o governador e a equipe de governo também trataram sobre o planejamento de reestruturação da carreira dos técnicos e da própria Sema, lideradas pelas secretarias de Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz) e da Administração (Sead).

"A reestruturação é um anseio de mais de 12 anos e estamos conseguindo fazer agora. O compromisso como servidores é com as políticas de desenvolvimento do estado do Amapá e o diálogo que foi aberto é importante para isso", comentou Fabricio Borges, servidor da Sema.

Fabrício Borges falou em nome dos servidores da Sema

Sendo uma das secretarias que mais tem gerado resultados positivos ao Governo, a gestão quase dobrou o orçamento da Sema, saindo de R$ 1,8 milhão em 2023 para R$ 3,5 milhões em 2025. Isso possibilitou planejar a criação do Grupo de Meio Ambiente, para comportar os cargos de analista de meio ambiente, analista de geoprocessamento e técnico em meio ambiente.

O Governo do Estado também apresentou aos servidores o planejamento para equiparar o vencimento base do grupo Meio Ambiente com o grupo Gestão, de forma escalonada até 2026, aumentando o valor em 36%; para a formatação da tabela com Progressão Vertical e Horizontal; e ainda a criação da Gratificação de Meio Ambiente.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!