Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IGUALDADE

Com iniciativas do Governo do Estado, Amapá avança e celebra 1º lugar no ranking nacional com maior equilíbrio racial

Dados que revelam o resultado positivo das políticas públicas são do Centro de Liderança Pública Brasil.

Por Alexandra Flexa
20/11/2024 16h25

O 1º Encontro dos Quilombos é uma das iniciativas do Governo do Amapá que promove a equidade racial no estadoO 1º Encontro dos Quilombos é uma das iniciativas do Governo do Amapá que promove a equidade racial no estadoComo resultado das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, o Amapá alcançou o 1º lugar em equidade racial. Os dados são do Centro de Liderança Pública Brasil, ferramenta responsável pelo Ranking de Competitividade dos Estados no Brasil. A divulgação foi feita pelo Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer). 
 
Na contramão do que acontece em outros estados, o Amapá se destaca pela igualdade de acesso entre pessoas negras e pardas ao ensino superior completo, renda e expectativa de vida, três pilares essenciais que envolvem educação, geração de emprego, renda e acesso à saúde. 

O vice-governador Teles Júnior, usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira, 20, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, para compartilhar a notícia e enfatizar que o Amapá lidera o ranking, destacando-se em acesso ao ensino superior completo, renda e expectativa de vida.  
 
“O indicador é abrangente porque aborda três pontos relevantes quando se trata de desigualdade, renda, escolaridade e expectativa de vida. Lembrando que no Amapá, já temos um histórico de mais de 20 anos de promoção de políticas de igualdade racial, com a criação, por exemplo, da Secretaria dos Povos Afrodescendentes em 2004 e depois da Fundação Marabaixo”, enfatizou Teles Júnior.

Vice-governador do Amapá, Teles Júnior (centro)Vice-governador do Amapá, Teles Júnior (centro)Dentre iniciativas adotadas pelo Governo do Amapá que fortalecem o reconhecimento da população afrodescendente, destaca-se a instituição do Fórum Estadual de Gestores de Promoção da Igualdade Racial e a realização do 1º Encontro dos Quilombos. Na oportunidade, o governador Clécio Luís, participou da assinatura do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que dá acesso a linhas de créditos às comunidades quilombolas e fez a entrega de Cadastros Ambientais Rurais coletivos, que beneficiou 262 famílias.  

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 73,7% da população se autoafirma preta, esse percentual coloca o estado na posição de primeiro do Brasil, com maior número de habitantes, proporcionalmente negros.  

Governador Clécio Luís, durante assinatura do Pronaf e Casdatros Ambientais no 1º Encontro dos QuilombosGovernador Clécio Luís, durante assinatura do Pronaf e Casdatros Ambientais no 1º Encontro dos QuilombosPara a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, o momento é de vitória para a luta de equidade em todos os aspectos e para a gestão que prioriza e trabalha para todos, destituindo a desigualdade.

Presidente da Fundação Marabaixo, Josilana SantosPresidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos“Somos todos vitoriosos pela conquista desse resultado que vem de muitas lutas, me sinto muito feliz em poder fazer parte dessa conquista histórica que é fruto do compromisso assumido pelo governador Clécio Luís e pelo vice-governador Teles Júnior. Hoje é dia de festejar ainda mais no Encontro dos Tambores, identidade cultural do nosso povo negro”, celebrou a diretora-presidente.

Índice de Equilíbrio Racial

O Ifer é composto por dados de ensino completo, sobrevida e presença no topo da pirâmide de renda. O número negativo significa que, quanto mais próximo de -1, maior é a representação dos brancos em relação aos negros. O resultado perto de zero significa que quanto mais próximo de 0 estiver o número, mais perto o indicador vai estar do equilíbrio racial.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!