Fé, tradição e resistência marcam Missa dos Quilombos durante o 29º Encontro dos Tambores, em Macapá
Celebração na noite de quarta-feira, 20, evidenciou a mistura de ritos religiosos e culturais que relembram a África antiga.
Missa dos Quilombos é um dos momentos mais aguardados da programação do Encontro dos Tambores, em MacapáA Missa dos Quilombos marcou o ponto alto do 29º Encontro dos Tambores, na noite de quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Uma cerimônia diferenciada realizada no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, em Macapá, evidenciou a mistura de ritos religiosos e culturais que relembram a África antiga.
A celebração, presidida pelo padre Paulo Mathias e sacerdotes de religiões de matriz africana, relembra a luta de Zumbi dos Palmares, cuja memória é celebrada nesta data. Mas as homenagens da noite foram também para recordar o legado de Josefa Lino da Silva, a Tia Zefa, cantora, compositora de 'ladrões' e referência da história do Amapá, que morreu aos 108 anos, em julho.
Tia Zefa foi homenageada no 29º Encontro dos Tambores, em MacapáO governador Clécio Luís participou da missa ao lado da primeira-dama, Priscilla Flores, da secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Micelli, da coordenadora-geral da União dos Negros do Amapá (UNA), Cristina Almeida, e do embaixador do Marabaixo, Carlinhos Brown.
Precedendo a celebração, foram apresentados elementos como a cana-de-açúcar e a mandioca, para saudar a vida que vem da terra através do alimento; a feijoada, parte da gastronomia de origem negra; a capoeira, símbolo de luta e resistência; as caixas de marabaixo e tambores e ainda uma grande roda de marabaixo. Ainda foram conduzidas imagens de santos da Igreja Católica.
Carlinhos Brown reforçou a saudação à Mãe África após a celebraçãoA primeira leitura da missa foi feita pela marabaixeira Danniela Ramos. Ela citou o Livro de Coríntios 13, e emocionou o público ao citar o trecho: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".
'Coisa de negro'
O ritual do Ofertório chamou a atenção dos participantes. Foram levados alimentos à mesa, para celebrar a fartura e pedir a Deus para que não falte comida no prato de quem Nele tem fé; ao fundo, ouvia-se a cantiga “Senhor, eu vim te ofertar coisa negro”.
Na Comunhão, os organizadores distribuíram esses alimentos ao público. A partilha marca a fraternidade e a solidariedade entre os irmãos negros.
Governador Clécio Luís participou da distribuição de alimentos à mesa, que marca o ritual das Ofertas
Após a bênção final, o tradicional banho de cheiro, com muito axé para quem o recebe. No final, o cantor Carlinhos Brown reforçou a saudação à Mãe África
A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, destacou que o evento é, além de fé e tradição, sinônimo resistência.
Josilana Santos, diretora-presidente da Fundação Marabaixo“Nosso povo hoje se reúne para saudar os ancestrais, aqueles que tombaram para hoje estarmos aqui. Não é só fé e tradição, mas acima de tudo luta e resistência. Na data em que lembramos a luta de Zumbi dos Palmares, celebramos também a memória e o legado de Tia Zefa”, destaca.
A programação é realizada pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A programação reúne atividades diversas, desde palestras até apresentações artísticas do Amapá e da Guiana Francesa, além de shows nacionais do intérprete oficial da Mangueira, Douglas Diniz, com o projeto Mestres do Samba, e do rapper Renan Inquérito.
O evento é gratuito e segue até o dia 26 de novembro, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 29º ENCONTRO DOS TAMBORES
Distribuição de alimentos no rito da ComunhãoDelegação da Guiana Francesa acompanha o Encontro dos Tambores 2024Sacerdotes com o tradicional banho de cheiro para o públicoGovernador Clécio Luís participa da Missa dos Quilombos, acompanhado do embaixador do marabaixo, Carlinhos BrownColocação de alimentos à mesa marca o ritual das Ofertas
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!