Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA NEGRA

Momento histórico: bandeira símbolo da resistência negra do Amapá é hasteada pelo Governo do Estado em praça de Macapá

Iniciativa marcou a passagem do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra na Praça da Bandeira, revitalizada pela gestão estadual.

Por Amelline de Queiroz
21/11/2024 17h30

Colaboração: Iago Fonseca

A bandeira que simboliza a luta antirracista foi erguida pelo Governo do Amapá, na Praça da Bandeira, em Macapá

As hastes que sustentam os símbolos cívicos dos 16 municípios do estado e a Nacional, na Praça da Bandeira, em Macapá, receberam mais uma integrante. Na quarta-feira, 20, o estandarte que representa a resistência negra foi erguido junto com as bandeiras do Amapá e Macapá.

A ação marca o reconhecimento do estado a mais de 72% da população do Amapá que se autodeclara negra e parda, com o destaque para as iniciativas promovidas pelo Governo do Estado na valorização das comunidades quilombolas.

Bandeiras hasteadas na praçaA bandeira possui o contorno do território do estado em vermelho, amarelo e verde e o punho na cor preta, simbolizando a luta antirracista. A praça, revitalizada pela gestão, foi escolhida para resgatar o sentimento cívico e cultural dos amapaenses. “Ter uma bandeira hasteada num pavilhão da Praça da Bandeira, no primeiro 20 de novembro que é feriado nacional da Consciência Negra, mostra a importância da pauta para o Governo do Estado. Colocar no alto o símbolo de resistência do povo negro nesse Amapá que é negro, e nessa Amazônia que é negra, simboliza esse reconhecimento a mais de 72% da população do Amapá que se autodeclara negra e parda”, pontua a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção e Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), Josilana Santos.

A homenagem é uma dentre as ações afirmativas que o Governo do Amapá promove à  população negra, que colocaram o Estado como líder do ranking nacional de maior equilíbrio racial. A instituição do Fórum Estadual de Gestores de Promoção da Igualdade Racial e a realização do 1º Encontro dos Quilombos também integram as políticas afirmativas executadas pela gestão.

Praça da Bandeira, que passa por ações de revitalização promovidas pelo Governo do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!