Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E ANCESTRALIDADE

Com o apoio do Governo do Estado, 29º Encontro dos Tambores recebe grupos tradicionais de marabaixo

10ª noite contou com apresentações dos ‘Devotos de Nossa Senhora da Conceição do Igarapé do Lago’ e ‘Marabaixo do Pavão’.

Por Alice Palmerim
24/11/2024 09h00

Jovens e crianças também participaram das apresentaçõesDando continuidade a 29ª edição do Encontro dos Tambores, que conta com o apoio do Governo do Estado, dois grupos tradicionais de marabaixo brilharam na 10ª noite de programação no sábado, 23, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, em Macapá. 

O público celebrou a tradição, a cultura afro-amapaense e a ancestralidade dos grupos “União dos devotos de Nossa Senhora da Conceição de Igarapé do Lago” e “Marabaixo do Pavão”, que integraram as apresentações da noite, que também foi dedicada à cultura do hip-hop.  

União dos devotos de Nossa Senhora da Conceição de Igarapé do Lago se apresentou com 70 integrantes O conselheiro de Cultura e coordenador do grupo do Igarapé do Lago, Wendel Uchôa, de 27 anos, falou da satisfação em fazer parte de um encontro tão significativo.   

“Hoje estamos nos apresentando com 70 componentes e há mais de 10 anos participamos do 'Encontro', que é uma grande vitrine, principalmente para nós que somos do interior, porque ajuda que a população e instituições conheçam um pouco mais da nossa tradição", destacou Uchôa.  

Na 10ª noite do Encontro dos Tambores, a Associação Folclórica Marabaixo do Pavão, grupo de origem da tradicional família Ramos, do mestre Pavão, se apresentou com 140 integrantes e homenageou os 30 anos de associação da vice-presidente, Ana Ilda. 

Presidente do Marabaixo do Pavão, Daniel Ramos“É uma grande satisfação estarmos aqui em mais um ano. Nós sempre fazemos homenagens in memoriam, mas hoje vamos fazer isso para a pessoa em vida, a vice-presidente, Ana Ilda, por tantos anos de dedicação a cultura afro-amapaense. Quero agradecer ao Governo do Estado por investir num evento tão importante para o povo preto, que mostra a força do Batuque, do marabaixo, do zimba, da capoeira, do sairé, do hip-hop, do Reggae, mostrando a cultura e história do povo e ainda contribuindo com a renda do nosso Estado”, lembrou o presidente do Marabaixo do Pavão, Daniel Ramos, de 29 anos. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A programação, que tem entrada gratuita e segue até terça-feira, 26, é realizada pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com atividades diversas, desde palestras até apresentações artísticas do Amapá e da Guiana Francesa, além de shows nacionais do intérprete oficial da Mangueira, Douglas Diniz, com o projeto Mestres do Samba, e do rapper Renan Inquérito.

10ª noite de programação do Encontro dos Tambores 2024 Dois grupos tradicionais se apresentaram na noite deste sábado, 23 Encontro do Tambores prossegue até terça-feira, 26'Ladrões' de marabaixo levaram alegria ao público Primeira apresentação da noite foi do grupo 'União dos devotos de Nossa Senhora da Conceição de Igarapé do Lago'Grupos tradicionais marcaram a noite de apresentações de sábado, 23

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!