Governo do Amapá realiza 1º Simpósio Regional de Tendências e Inovações em Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros
Evento acontece até a sexta-feira, 29, para nivelar conhecimentos e promover a troca de experiências com especialistas de diversas corporações do país.
Programação reúne profissionais para compartilhar conhecimentos técnicos até a sexta-feira, 29Iniciou nesta terça-feira, 26, o 1º Simpósio Regional de Tendências e Inovações em Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros. O evento promovido pelo Governo do Amapá busca nivelar conhecimentos, trocar experiências e compartilhar conhecimentos técnicos, tendo como resultados, melhores condições de atendimento à sociedade.
Coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá e pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que agilizaram recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (Funsep), o evento ocorre até esta sexta-feira, 29, com participação de especialistas de diversas corporações militares do Brasil como, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Roraima, Pará.
Bombeiros militares de vários estados do Brasil participam do simpósio O evento promove, ainda, a atualização dos profissionais, apresentação de novas tecnologias, estratégias utilizadas em operações de salvamento veicular, equipamentos e primeiros socorros nos atendimentos das ocorrências de trânsito, além da promoção de debates e palestras com painéis interativos.
Tenente J. Marcio do Distrito Federal "Tenho certeza que este evento tão importante irá trazer bons frutos para todo o Brasil. Vai engradecer todas as corporações do país que prezam em salvar vidas", destacou o tenente J. Flávio, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF).
A capacitação é parte da política de valorização das forças de segurança do Amapá. A programação busca também fortalecer a integração entre os participantes, contribuindo para o aprimoramento das práticas.
"A gestão do governador Clécio Luis preza pelas capacitações e valorização dos operadores da Segurança Pública e este simpósio representa essa política. Cada vez mais pretendemos estar qualificando nossos profissionais aproveitando da melhor forma os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública", destacou o secretário de Segurança Pública, José Neto.
José Neto, secretário de Segurança Pública Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins, o resgate veicular é uma das atividades mais arriscadas desempenhadas pelos bombeiros. O desencarceramento de vítimas em acidentes automobilísticos envolve um trabalho em equipe extremamente complexo, técnico e sob condições extremas de stress causadas pela urgência do tempo para salvar a vítima.
"Relato o salvamento veicular como a atividade mais extrema que desenvolvemos. Temos uma gama de procedimentos, mas nos encarceramentos veiculares trabalhamos no limite entre a vida e a morte, na ânsia de tirar o mais rápido possível do carro, com as técnicas certas, os envolvidos neste tipo de ocorrência", pontuou o comandante.
Coronel Pelsondré Martins, comandante do Corpo de Bombeiros
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!