Governo do Estado promove qualificação profissional integrada para inserção de jovens no mercado de trabalho
Cursos do projeto ‘Pulsar’ capacitam moradores de conjuntos habitacionais de Macapá e beneficiários do novo Amapá Jovem.
Aula integrada ocorreu na terça-feira, 26, com qualificação profissional para jovensOs jovens participantes do projeto “Pulsar” tiveram um dia de práticas integradas na terça-feira, 26, em um shopping no bairro Universidade, na Zona Sul de Macapá. A iniciativa, coordenada pelo Governo do Estado e Instituto Cultural Educacional Formar (Icef), visa promover a qualificação profissional, empreendedorismo e inserção de jovens ao mercado de trabalho.
Os cursos "Cerimonialista de Eventos", "Filmmaker Mobile e Fotografia", "Social Media", "Marketing” e “Técnico de Áudio", com certificação de 120 horas estão sendo ofertados gratuitamente aos moradores dos conjuntos habitacionais da capital e também aos jovens do programa novo Amapá Jovem até 6 de dezembro.
Cursos seguem até 6 de dezembro para moradores de conjuntos habitacionais e beneficiários do novo Amapá Jovem“São cursos que se complementam na prática. Essa combinação permite uma melhor preparação para o mercado de trabalho”, ressaltou a gestora de projeto do Icef, Sara Amoras, que pontuou, ainda, que as aulas integradas foi um pedido feito pelos próprios alunos e professores.
A demanda de mercado de trabalho por esses profissionais é crescente em Macapá, como afirmou o professor do curso de Técnico em Áudio, Fernando Soares, de 42 anos, formado em Gestão de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Administração Pública.
“Essa oportunidade de qualificação é ímpar, porque não existia algo mais completo e gratuito em Macapá, e os cursos ofertados por essa iniciativa é um trabalho planejado por muito tempo, inclusive trazendo o que há de mais avançado e inovador de outras cidades para dentro de sala de aula”, frisou Soares.
Professor Fernando SoaresUma das participantes do curso de Técnico de Áudio é a acadêmica de Licenciatura em História da Universidade do Amapá e monitora nível 2 no programa novo Amapá Jovem, Roberta Barbosa, de 24 anos.
“Gosto muito de música, então queria me aprofundar nessa área, sobre como funciona a criação das músicas e tudo mais. Acho que essas aulas do projeto Pulsar dão uma visão mais ampliada, principalmente para os adolescentes, porque já conseguem ter uma ideia do que fazer na vida, além de saírem com uma capacitação no currículo”, ressaltou a acadêmica.
O Projeto Pulsar é coordenado pelas Secretarias do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), da Habitação (Sehab), e de Políticas para a Juventude (Sejuv), conta com o apoio da Rede Amazônica, Amapá Garden Shopping e da Universidade da Amazônia (Unama), além emenda parlamentar do deputado estadual Lorran Barreto.
O projeto Pulsar busca inserir jovens no mercado de trabalho com capacitação profissional e empreendedorismo
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!