Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Governos do Amapá e da Guiana Francesa fortalecem parceria educacional com novo intercâmbio para 2025

Programa oferece estágios e experiências práticas para fortalecer formação de jovens amapaenses e do território ultramarino francês.

Por Marcio Bezerra
29/11/2024 07h30

Intercâmbio é uma parceria entre os Governos do Amapá e Guiana FrancesaMais um intercâmbio internacional educativo é articulado entre os Governos do Amapá e da Guiana Francesa. O diretor da escola franco-guianense Liceu Polivalente Balata, Vincent Martin, e outros representantes se reuniram na manhã de quinta-feira, 28, com dirigentes da educação do Estado para organizar mais uma cooperação educacional.

O intercâmbio, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), é a primeira iniciativa desse tipo envolvendo a rede pública de ensino do Amapá, reforçando o compromisso do Estado com a inovação e a internacionalização da educação.

A iniciativa contará com a participação de 10 estudantes e 2 professores da Guiana Francesa em um estágio de três semanas no Centro de Educação Profissional Professora Maria Salomé Gomes, em Santana, com início em 31 de março de 2025. 

Jaqueline Reis“O programa inclui uma semana integradora sobre a legislação brasileira e duas semanas de estágio prático em empresas locais. Durante a reunião, discutimos detalhes operacionais, como logística, finanças e seguros para os educandos guianenses”, destacou Jaqueline Reis, coordenadora do GT Internacional da Educação do Amapá.

O intercâmbio, que terá duração de quatro a cinco anos, busca promover a troca de experiências, enriquecimento cultural e o fortalecimento da formação profissional, contribuindo para a qualificação dos participantes e a valorização da educação em ambas as localidades. 

Vincent Martin“Esse convênio promove a troca de conhecimentos entre jovens do Amapá e da Guiana Francesa, especialmente no setor da madeira, como na construção de molduras. É uma colaboração que enriquecerá a formação dos estudantes de ambos os lados”, afirmou o diretor do Liceu Polivalente Balata, Vincent Martin.

A diretora do Centro de Educação Profissional Salomé, Mary Gomes, também destacou os benefícios do intercâmbio, informando que em 12 de maio de 2025 estudantes amapaenses terão a mesma experiência na Guiana Francesa.

Mary Gomes“Durante as três semanas, os estudantes guianenses participarão de uma imersão cultural e técnica, com capacitações e experiências práticas no mercado amapaense. Da mesma forma, nossos alunos terão a oportunidade de viver esse momento em Caiena, aprendendo técnicas construtivas locais. É uma troca cultural e profissional enriquecedora para todos”, explicou Mary.

Representantes de ambos os governos se reuniram na quinta-feira, 28

Cooperação

O termo de cooperação entre o Governo do Amapá e o Liceu Polivalente Balata foi assinado em maio deste ano. Ele estabelece uma parceria educacional que prevê intercâmbios escolares e estágios para alunos e professores das duas regiões. 

A primeira troca ocorreu entre os dias 11 e 15 de novembro, com o 3º Estágio Amazônico de PLE, que reuniu 25 professores e técnicos educacionais da Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica para uma experiência intensiva em língua portuguesa e práticas educacionais no Amapá. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!