Governo do Amapá promove momento de lazer no Museu Sacaca para idosos do Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá
Moradores puderam contemplar a beleza e a riqueza cultural do ponto turístico ao ar livre, em plena área urbana da capital.
Idosos do Residencial Vila dos Oliveiras visitaram o Museu Sacaca, com toda a sua riqueza cultural e históricaComo parte da política de valorização da pessoa idosa, o Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira, 29, um passeio para 25 idosos moradores do Residencial Vila dos Oliveiras, na Zona Sul de Macapá.
O lugar escolhido para a iniciativa, que também é uma forma de apresentação dos pontos turísticos locais, foi o Museu Sacaca, com toda a sua riqueza cultural e histórica ao ar livre, em plena área urbana da capital.
Coordenadora do plantão social, Irismar OliveiraA atividade, coordenada pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) é uma forma de interação social, que além de promover bem-estar físico e mental, possibilita que o público da terceira idade conheça ou revisite esses lugares tão representativos do estado.
"Como nós atuamos diretamente com eles no residencial, ouvindo as demandas, essa foi uma solicitação que surgiu. Eles pediram um passeio e nós atendemos. Pensamos no Museu Sacaca porque aqui é um ambiente de ampla natureza e eles ficaram muito felizes", ressaltou a coordenadora do plantão social do habitacional, Irismar Oliveira.
A dona de casa, Maria de Nazaré SilvaQuem visitou o local pela primeira vez foi a dona de casa Maria de Nazaré Silva, de 61 anos, que enfrenta uma situação particular na família e recebe acompanhamento psicológico. Ela relatou que essa oportunidade ajuda muito a diminuir a ansiedade e a tristeza.
“Tem sido muito difícil, mas eu gostei muito de vir aqui hoje. Estou feliz. Sempre quis vir conhecer o museu e nunca dava e agora tive essa chance e agarrei, estou achando muito legal”, comentou Maria de Nazaré.
Os visitantes também viram as exposições da cultura e um pouco da história do mestre da floresta que dá nome ao museuOs visitantes ficaram encantados com os diversos pontos que retratam a história dos povos amazônidas como “a Casa das Parteiras”, que conta um pouco do dom das mulheres ribeirinhas que prestam assistência ao parto e compartilham experiências e práticas tradicionais.
O aposentado José Rodrigues Barbosa de 70 anos é paraense, mas mora no Amapá há 30 anos e nunca tinha entrado no ponto turístico. Acompanhado da esposa, Maria Ozenita Rodrigues, de 69 anos, ele aproveitou para realizar um antigo desejo de conhecer o espaço.
José Barbosa acompanhado da esposa Maria Ozenita“Eu estou me sentindo feliz porque sempre passava aqui pela frente e convidava minha esposa para a gente marcar de vir aqui qualquer dia, porque eu tinha curiosidade de entrar e ver como era. Surgiu essa oportunidade, graças a Deus, e nós aproveitamos”, concluiu Barbosa.
Os idosos que participaram do momento de lazer, puderam desfrutar da beleza e diversidade do local, acompanhados por instrutores com exposições da cultura onde a história do mestre da floresta e as construções indígenas estão fortemente representadas.
"Nós organizamos esse momento para agregar a eles bons sentimentos, fazer com que se sintam acolhidos, importantes e pertencentes. Achamos muito oportuna e relevante essa realização que contribui ainda para tirá-los da ociosidade’, pontuou a assistente social do Vila dos Oliveiras, Nívia Ferreira.
Nívia Ferreira, assistente social do Residencial Vila dos OliveirasOs 25 idosos que participaram do momento de lazer, puderam desfrutar da beleza e diversidade do local
Os visitantes ficaram encantados com os muitos pontos que retratam a história dos povos amazônidas
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!