Ponte da Integração terá nome de pioneiro mazaganense
Governo do Amapá fará homenagem in memorian a Washington Elias dos Santos, personalidade admirada
Mazaganense teve uma longa passagem como pracinha no Exército Brasileiro
Durante a cerimônia de entrega da Ponte da Integração no Rio Matapi, que ocorrerá no dia 12 de dezembro, o Governo do Estado fará uma homenagem especial em memória ao mazaganense Washington Elias dos Santos. O empreendimento levará o nome desta personalidade, que foi uma das mais conhecidas e admiradas pela população do município de Mazagão, além de ser considerado um herói de guerra pelo Exército Brasileiro.Washington, conhecido como “Vavá Santos”, nasceu no dia 19 de Janeiro de 1920, na Vila de Mazagão Velho. Filho do comerciante Inácio Elias dos Santos e da Professora Antônia Silva dos Santos. Na época, o Estado do Amapá pertencia à província do Grão-Pará.
O mazaganense teve uma longa passagem como pracinha no Exército Brasileiro e chegou a ingressar a tropa de soldados brasileiros que participaram da 2ª Guerra Mundial no combate contra os nazistas e facistas na Itália, na década de 1940.
No fim da guerra, em 1948, o mazaganense retornou ao país, abriu mão de uma proposta de emprego para atuar como militar no Rio de Janeiro e voltou a Vila de Mazagão Velho, onde exerceu vários cargos, como comissário de polícia e delegado. Em Macapá, foi componente da guarda territorial e agente da Polícia Federal.
Uma das relíquias guardadas com carinho pelos filhos é a boina militar que Washington usou ao servir na guerra. "Esse acessório utilizado pelo meu pai é guardado com carinho por todos os filhos", disse Elias Santos, filho de Washington.
Washington foi um dos mais importantes colaboradores da Festa de São Tiago, maior evento cultural e religioso do município. Foi por mais de 30 anos narrador da batalha entre mouros e cristãos, ponto alto da programação da festividade.
Elias Santos se sente honrado pela homenagem que será feita pelo governo em memória ao pai, que segundo ele, sempre sonhou com a integração e o desenvolvimento da região. O mazaganense morreu em 2010, vítima de câncer, deixando quatro filhos, oito netos e um bisneto.
“É com uma felicidade enorme que recebemos esta homenagem. Meu pai lutou pelo crescimento deste lugar e muito tempo antes do projeto de construção da ponte ele já sabia dos benefícios que a população receberia com a integração desta parte do estado”, disse emocionado.
A cerimônia de inauguração da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos será às 16h, na Rodovia AP-010, no início da ponte.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!