Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO ROXO

Governo do Amapá promove ‘Encontro dos Prematuros’ do Hospital da Mulher Mãe Luzia

Evento marca o fim da programação do Novembro Roxo, dedicado ao cuidado de crianças nascidas prematuras.

Por Iasmim Cavalcante
01/12/2024 15h00

Confraternização reuniu famílias e profissionais da saúde para reforçar os cuidados com crianças nascidas prematurasConfraternização reuniu famílias e profissionais da saúde para reforçar os cuidados com crianças nascidas prematurasO Governo do Amapá promoveu no sábado, 30, o “Encontro dos Prematuros”, do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá. A programação encerrou as atividades do Novembro Roxo, campanha de dedicação ao cuidado de crianças nascidas prematuras.

O momento especial entre pais, bebês e técnicos da UTI Neonatal, entregue pelo governador Clécio Luís em novembro, reforçou o trabalho humanizado e diferenciado realizado no hospital quando um recém-nascido necessita de um maior cuidado.

Edilane Lacerda, mãe de uma criança de 32 semanasEdilane Lacerda, mãe de uma criança de 32 semanas“Conheci o projeto pela maternidade, a minha filha foi muito bem tratada, desde a UTI até a alta dela. Recebi todo o apoio, me ensinaram a cuidar de um prematuro. Sou mãe de primeira viagem, não tinha ninguém para me dar apoio com a minha filha e eu tive isso com os profissionais”, contou Edilane Lacerda, mãe de uma criança nascida de 32 semanas.

Segundo dados do Qualineo (Qualidade Neonatal) em 2023, 17% dos nascidos na maternidade foram bebês prematuros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que toda criança nascida com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerada prematura, ou pré-termo.

Edilane Lacerda agradeceu pelo cuidado e ensinamentos recebidos pela equipe do Hospital Mãe LuziaEdilane Lacerda agradeceu pelo cuidado e ensinamentos recebidos pela equipe do Hospital Mãe LuziaNo Hospital da Mulher, o trabalho realizado pelas equipes médicas buscam amenizar o impacto negativo que uma internação em UTI pode causar para o bebê que acabou de nascer e que, por algum motivo, nasceu antes do tempo necessário para o seu desenvolvimento. 

Maria Luiza, Gerente do Núcleo Técnico da maternidade Mãe Lúcia. Maria Luiza, Gerente do Núcleo Técnico da maternidade Mãe Lúcia. "De cada 100 partos 10 são prematuros, então isso chama atenção, para aumentar os cuidados com esses bebês, e uma das principais causas é a não realização do pré-natal ou pré-natal insuficiente que acaba culminando com partos prematuros, porque pelos exames do pré-natal é possível detectar infecções que podem ocasionar a ocorrência”, destacou Maria Luiza, gerente do Núcleo Técnico da maternidade Mãe Lúcia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde