Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais de 50 mil procedimentos foram realizados em um ano pelo Cerpis

A maior procura foi pelos serviços de enfermagem, seguidos pela fisioterapia e acupuntura clínica

Por Redação
09/12/2016 17h39

Cerpis promove atendimento aos pacientes da rede estadual e municipal de saúde

Mais de 50 mil procedimentos foram realizados entre outubro de 2015 e novembro de 2016, no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Amapá (Cerpis). Esses atendimentos abrangem 38 tipos de terapias naturais. Os de maior demanda foram os de enfermagem, seguidos de fisioterapia integrada e acupuntura clínica.

Somente nesses últimos três meses de 2016, mais de 800 pessoas foram atendidas mensalmente no centro. O procedimento de enfermagem, nesse período, foi um dos mais demandados, realizando 15.257 atendimentos, seguido da fisioterapia integrada, com 8.458 e acupuntura clínica com 6902 atendimentos.

O Cerpis promove atendimento aos pacientes da rede estadual e municipal de saúde, oferecendo tratamentos que vão desde acupuntura sistêmica, geoterapia, pilates, ventosaterapia, reiki, quiropraxia, terapia do idoso, dentre outros procedimentos.

"Nós assumimos o compromisso de romper barreiras e unir vários segmentos da área da saúde em prol do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. A expectativa da equipe do Cerpis é também produzir os próprios insumos fitoterápicos, como as plantas medicinais que mais predominam a nossa região", comentou o diretor do Cerpis, Elziwaldo Monteiro.

Com base na portaria 971 do Ministério da Saúde, O Cerpis deixou de ser o Centro de Referência e Tratamento Natural (CRTN), por meio de decreto assinado pelo governador Waldez Góes em 7 de outubro de 2015. O espaço permanece como referência em tratamento de especialidades naturais para a promoção e prevenção da saúde e agora, seguindo as diretrizes da política nacional de práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pacientes que estão devidamente cadastrados, recebem atendimento de uma equipe multiprofissional, que presta serviço nos turnos da manhã e tarde. Além disso, por ter uma demanda expressiva de pacientes da terceira idade, o Centro preserva um acolhimento e tratamento humanizado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!