16 Dias de Ativismo: Governo do Amapá intensifica ações para combater violência contra mulher, em Laranjal do Jari
Campanha nacional segue até o dia 10 de dezembro.
Foram ensinadas técnicas de bordado para fomentar o empreendedorismo Dando continuidade à campanha nacional "16 Dias de Ativismo", o Governo do Amapá realizou em Laranjal do Jari atividades da campanha pelo fim da violência contra as mulheres.
A ação aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, com divulgação em meios de comunicação sobre os serviços do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) do município pela equipe técnica do local.
Psicóloga do Cram, Aurilene Silva Melo“Muitas mulheres que chegam no Cram não fazem ideia de que estão sofrendo algum tipo de violência, como a psicológica e matrimonial, mas, após o acolhimento, explicamos que elas não precisam tolerar situações que as deixem desconfortáveis", explicou a psicóloga do Cram, Aurilene Silva Melo.
No Amapá, a campanha "16 Dias de Ativismo" segue até o dia 10 de dezembro, sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, com palestras e ações educativas em todos os municípios.
Uma das coordenadoras do município, Edna Souza"As políticas que temos em Laranjal do Jari vieram por meio de muita luta, e esse tipo de iniciativa ajuda a reforçar o trabalho de conscientização e o que já vem sendo trabalhado pela Rede de Atendimento à Mulher. Então, agradecemos o apoio que o Governo do Estado no combate a qualquer tipo de violência", explicou uma das coordenadoras do município, Edna Souza.
Durante o período, também foi realizada uma blitz educativa no bairro Agreste com orientações para motoristas, ciclistas e pedestres. Uma das alcançadas foi a aluna da
Escola Estadual Mineko Hayashida, Enely Nunes Mineiro de Souza, de 16 anos, que participou pela primeira vez da iniciativa.
Estudantes Enely Souza e Emily Lopes (branco)"É muito importante que mulheres que sofram violência dentro de casa, e não têm coragem de falar para a família ou amigos, saibam dos serviços da RAM e como eles ajudam elas a conseguirem apoio" lembrou Enely.
O encerramento da programação no município contou com oficinais de bordados, enfeite natalino, penteados com tranças e atendimentos psicológicos e de assistência social no Cram de Laranajal do Jari.
“As ações do nosso Centro, além do trabalho de sensibilização e conscientização sobre a importância da erradicação da violência no nosso município, ajudam a promover uma atividade terapêutica e de relaxamento, motivando ainda a independência financeira”, destacou a coordenadora do local, Marília Moura.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!