Governos do Amapá e Guiana Francesa fortalecem cooperação durante a Semana de Saúde na Fronteira
Evento promove ao longo da semana uma série de atividades com foco em temas relevantes para a saúde dos moradores de Oiapoque, Saint Georges e áreas indígenas.
Cooperação entre brasileiros e franceses fortalece saúde na fronteira com debates e palestras até 6 de dezembroAutoridades dos Governos do Amapá e da Guiana Francesa reuniram na cidade franco-guianense de Saint Georges, na segunda-feira, 2, para a abertura oficial da Semana de Saúde na Fronteira. O evento se estende até a próxima sexta-feira, 6, e faz parte do acordo de Cooperação Técnica e Científica firmado entre o Brasil e a França.
A programação conta com uma série de atividades ao longo da semana, incluindo palestras, oficinas, e ações de prevenção, com foco em temas relevantes para a saúde dos moradores de Oiapoque e Saint Georges, na Guiana, e áreas indígenas.
Estiveram presentes na cerimônia, o subprefeito do Leste da Guiana, Mickaël Didier, o prefeito de Saint Georges, Georges Elfort, o diretor da Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa, Aurent Bien, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Patricia Ferreira e o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Cássio Peterka.
Superintendente da SVS, Cássio Peterka“O intercâmbio de conhecimentos e experiências vai, sem dúvida alguma, resultar em inovações na área da saúde. Temos muitos desafios nas áreas de fronteiras, mas somente com equipes integradas vamos conseguir avançar e isso é o que estamos buscando nesse momento”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) no Brasil, foi representada por Patrícia Ferreira, que durante o evento irá pontuar sobre a “Perspectiva Global sobre Saúde Transfronteiriça e Cooperação Internacional”.
Patrícia Ferreira, representante da Opas/OMS no Brasil“Queremos a eliminação de barreiras de acesso ao atendimento, o fortalecimento da vacinação, o compartilhamento de dados, a mobilização social, a vigilância das doenças transmissíveis e não transmissíveis e a resposta coordenada a eventos em emergências de saúde pública”, ressaltou Patricia Ferreira.
Para o Subprefeito do Leste da Guiana, Mickaël Didier, os representantes das duas nações compreendem que a parceria possibilita a realização de projetos e fortalece a adoção de estratégias eficazes, visando uma melhoria na eficiência dos serviços de saúde em ambos os lados da fronteira.
“Essa colaboração é considerada essencial para o avanço de iniciativas que atendam às necessidades das populações das duas regiões”, frisou Mickaël Didier.
A Semana de Saúde na Fronteira se estabelece como um importante espaço para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e França. A abertura foi encerrada com uma marcha simbólica na ponte binacional, simbolizando o intercambio entre Brasil e França.
O movimento tambem fez mencão às ações do ″Dezembro Vermelho″, mês de combate e luta contra a Aids, HIV e outras ISTs
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!