Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
‘STROKE DAY’

Governo do Amapá debate fatores de risco e tratamento de Acidente Vascular Cerebral, em Macapá

Pela primeira vez, profissionais da saúde reuniram para dialogar e conscientizar sobre a gravidade do AVC e capacitar a equipe do Hospital de Emergências da capital.

Por Bianck Bastos
03/12/2024 16h55

Stroke Day capacitou equipes médicas do Hospital de Emergências de Macapá e envolveu diversos públicos"Stroke Day" capacitou equipes médicas do Hospital de Emergências de Macapá e envolveu diversos públicosCom investimento contínuo no serviço neurológico da saúde pública, o Governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 3, o 1º "Stroke Day" no auditório do Sebrae, em Macapá. O evento, coordenado pelo Hospital de Emergências (HE) da capital, busca conscientizar a sociedade sobre a gravidade do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e capacitar profissionais da equipe da unidade hospitalar.

Em virtude da ampliação de leitos e aquisição de novos equipamentos, a cirurgia neurológica passou a ser ofertada 24h no HE e, para fortalecer os conhecimentos dos profissionais da saúde, a programação iniciou com palestras mediadas pelo cardiologista Miguel Borges e a endocrinologista Diana Weill, que explicaram sobre os fatores predisponentes para o AVC, incluindo hipertensão arterial sistêmica, diabete e obesidade. 

Diretor do Hospital de Emergências, Emanoel MartinsDiretor do Hospital de Emergências, Emanoel Martins“O AVC é uma das patologias que mais mata no mundo, é necessário a gente trazer esse tema, até porque dia 29 de outubro foi o Dia Mundial de AVC, do combate à doença. É a primeira vez que o Amapá realiza um movimento tão importante que serve para conscientizar a população, que pode ser prevenido com atitudes simples como controle da pressão arterial, práticas de exercícios e acompanhamento médico regular, principalmente em casos de hipertensão, diabete e obesidades” alertou o organizador do evento e diretor do HE, Emanoel Martins.

Durante o evento, grupos de todas as idades estiveram presentes em busca de conhecimentos e orientaçõesDurante o evento, grupos de todas as idades estiveram presentes em busca de conhecimentos e orientaçõesO encontro reuniu profissionais da saúde, gestores hospitalares e acadêmicos. Além da capacitação e orientações, a iniciativa é uma forma de otimizar o tempo resposta do atendimento ao paciente vítima da patologia.

Palestrante e neurologista, Thiago BritoPalestrante e neurologista, Thiago Brito“Queremos organizar o fluxograma de atendimento para saber como que a equipe da recepção, triagem e médica deve atuar. Então, pretendemos alinhar as condutas de cada profissional para que esse paciente receba o tratamento adequado, visto que é um procedimento em que ele corre contra o tempo", pontuou o palestrante e neurologista Thiago Brito.

Pela tarde, a programação encerrou com uma palestra sobre os tratamentos inovadores como a trombectomia mecânica, um procedimento cirúrgico para desobstruir e restaurar o fluxo sanguíneo arterial cerebral. Além disso, os participantes também puderam apresentar dúvidas em uma rodada de perguntas acerca das temáticas discutidas.

“É um momento de conhecimento, porque a gente acaba entendendo como se cuidar. Na minha família houve casos de pessoas que sofreu com a doença, e hoje vim justamente para estar por dentro e aplicar esses ensinamentos no meu trabalho futuro”, destacou a técnica de enfermagem recém-formada, Louise Silvia, 34 anos.

Técnica de enfermagem recém formada, Louise Silvia, de 34 anosTécnica de enfermagem recém formada, Louise Silvia, de 34 anos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde