Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Ribeirinhas do Bailique recebem atendimento do Governo do Amapá durante a 148ª Jornada Fluvial da Justiça estadual

Equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres levou serviços de assistência social e orientações do 'Protocolo não é não'.

Por Alice Palmerim
03/12/2024 22h49

Secretaria de Política para Mulheres do Amapá levou assistência social para as ribeirinhas do BailiqueCom o apoio do Governo do Estado, a 148ª edição da Jornada Fluvial do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) ofertou serviços de cidadania e saúde aos moradores do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. A ação foi a última do ano, e ocorreu no período de 25 a 30 de novembro.

No total, 100 profissionais realizaram 5,7 mil atendimentos nas comunidades de Vila Progresso, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna Miranda. A equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres realizou 1.331 atendimentos de assistência social, além de dar continuidade aos atendimentos iniciados em ações anteriores.

Moradora do Bailique recebe atendimento com a assistente social, Carlene PessoaAs moradoras participaram de palestras sobre a Rede de Atendimento à Mulher e o protocolo “não é não”, com orientações e encaminhamentos para as mulheres ribeirinhas. A extrativista e moradora da comunidade Limão do Curuá, Solange Mourão Barbosa, ficou sabendo da jornada por uma prima e aproveitou para buscar os serviços. 

"Agradeço pelo apoio que recebi da Secretaria da Mulher. Já tinha perdido as esperanças em relação a minha situação. Foi uma prima que me falou do trabalho que é feito pelo Governo do Estado e graças a Deus só tenho que agradecer pela oportunidade de mudança", disse, emocionada. 

Equipe da Secretaria da Mulher orientou sobre o 'Protocolo não é não' para as ribeirinhas A líder das mulheres camaroeiras, Gracinete Campos Dias, de 32 anos, recebe  acompanhamento para a filha de 9 anos, que sofre bullying pelas condições da alopecia, que é a perda de cabelo.

"Sou grata pela doação que recebi do Governo do Estado e pelo apoio que recebo junto com a minha filha, é uma oportunidade que temos para não entrar em depressão e desespero”, ressaltou Gracinete.

A Secretaria da Mulher participa da Jornada Fluvial promovendo o acolhimento, atendimento e encaminhamentos de casos que precisam de acompanhamento. Os atendimentos acontecem em conjunto com a Coordenadoria da Mulher do Tjap. 

“Essa parceria com a Justiça estadual muito nos honra, pois permite que nosso atendimento chegue nas regiões mais longínquas, como é o caso do Arquipélago do Bailique. Conseguimos ajudá-las dentro da própria comunidade porque muitas não conseguem ir a Macapá", reforçou a secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos. 

Profissionais de várias áreas participaram da 148ª Jornada Fluvial do Tjap, a última edição de 2024Várias comunidades foram visitadas durante a açãoO atendimento aconteceu no período de 25 a 30 de novembro

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!