Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Amapá Cacau: Governo do Estado envia técnicos extensionistas para treinamento sobre cacau clonal, na Bahia

A capacitação será ministrada por técnicos do Centro de Pesquisa do Cacau, na cidade Itabuna.

Por Weverton Façanha
05/12/2024 07h35

O objetivo é capacitar os extensionistas para ações voltadas ao Programa Amapá CacauO Governo do Estado enviará servidores da extensão rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para uma capacitação do cultivo do cacau clonal, na Bahia. O objetivo é treinar os profissionais para ações voltadas ao Programa Amapá Cacau, que está sendo implantado na região Centro-oeste, e introduzir mais uma forma de mudas e plantio da cadeia produtiva.

O treinamento será ministrado por técnicos do Centro Pesquisa do Cacau, ligado à Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira da Bahia (Ceplac/BA), na cidade de Itabuna. As habilitações envolverão aulas práticas e teóricas, além de uma série de capacitações tecnológicas com mudas clonais, que ocorrerá no período 6 a 12 de dezembro. 

Engenheiro agrônomo da SDR e coordenador do Amapá Cacau, Luiz Cabral“O mercado está exigindo uma grande demanda de sementes e mudas de cacau e a Ceplac, no Pará, que nos atende, já não está conseguindo produzir o necessário para nos enviar as sementes. Uma das alternativas que encontramos são as plantas clonais, que neste caso, vamos nos capacitar e em seguida iniciar os trabalhos de pesquisa para identificarmos qual melhor espécie se adapta ao nosso estado", explicou o engenheiro agrônomo e coordenador do Amapá Cacau, Luiz Cabral.

Com a perspectiva de uma nova linhagem de sementes e mudas, o Amapá poderá introduzir a cadeia cacaueira também para o médio e grande produtor, pois o material clonal vem se mostrando mais resistente e como uma produção dentro de 18 meses. O cacau clonal também não necessita estar em plantio com sobra de outras culturas, neste caso, somente uma irrigação na área é o suficiente para o desenvolvimento da muda. 

O material clonal vem se mostrando mais resistente e como uma produção dentro de 18 meses

Atualmente os produtores no Amapá utilizam o sistema cabruca, em que o cacau é cultivado sob a sombra de árvores nativas. De acordo com o secretário da SDR, Rafael Martins, o treinamento fora do estado é um investimento e os resultados trarão grandes benefícios ao Amapá.

“Temos o planejamento de tornar a cadeia produtiva do cacau forte e queremos incentivar o aumento da produtividade, a inserção de novas tecnologias e, assim, garantir ocupação e renda na zona rural através do cacau e desta vem tentar introduzir o sistema de cacau clonal”, finalizou o secretário.

Amapá Cacau

O programa visa incentivar e inserir a cadeia cacaueira no estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda pela produção de derivados do cacau.

O projeto concentra-se, inicialmente, na Região Centro-Oeste, envolvendo os municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes.

O cacau clonal também não necessita estar em plantio com sombra de outras culturas

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!