Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

‘Estamos trazendo as crianças e os jovens de volta à escola’, destaca governador Clécio Luís sobre avanços da primeira infância no Amapá

Gestor destacou nesta quinta-feira, 5, a parceria entre Estado e municípios durante a celebração dos cinco anos do programa ‘Colabora Amapá’.

Por Winicius Tavares
06/12/2024 10h18

Governador reforçou a importância de ações educacionais para crianças, especialmente focadas na alfabetizaçãoDurante a celebração de cinco anos do programa ‘Colabora Amapá’, nesta quinta-feira, 5, no Palácio do Setentrião, o governador Clécio Luís destacou os avanços na alfabetização infantil, alcançados por meio do regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Dados de 2024 mostram que o Amapá atingiu 55% de fluência em leitura, superando os índices do ano anterior e a meta nacional prevista para 2025. 

"Os resultados são incontestáveis e foram apresentados hoje. Estamos nos reinventando para trazer as crianças e os jovens de volta à escola, tornando esse ambiente mais atrativo. Os frutos desse trabalho estão apenas começando, e muitos outros ainda virão. Tudo o que foi alcançado aqui não é mérito de uma única pessoa, mas de um esforço coletivo. E vamos seguir nesse caminho, em regime de colaboração e de mãos dadas", evidenciou o governador Clécio Luís.

Governador Clécio Luís foi presenteado com um carta aberta agradecendo o investimento na primeira infância

Em 2024, o Governo do Amapá investiu R$ 50 milhões para capacitar professores, fornecer livros didáticos regionalizados e monitorar a alfabetização com a prova Sispaep. Na abertura da cerimônia, a aluna Sophia Loyse Ferreira, da Escola Rosa dos Santos Mareco, de Ferreira Gomes, leu a carta aberta em agradecimento ao programa, representando os 12,2 mil alunos do 2º ano da rede pública de ensino em todo o estado. 

Aluna da da Escola Rosa dos Santos Mareco, Sophia Loyse Ferreira"Foi um ano de muito trabalho, mas também de muitas brincadeiras, afinal, somos crianças, né? Avançamos muito no leiturômetro e, agora, terminando o 2º ano, percebo que tudo valeu a pena. Nós, crianças do ciclo de alfabetização, que estamos cada vez mais sabidas, pois aprendemos a conhecer o mundo por meio da leitura, queremos dizer: muito obrigada!”, leu Sophia em um dos trechos do documento. 

Ainda na ocasião, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) premiou os municípios de Macapá, Porto Grande, Santana, Pedra Branca, Vitória do Jari, Amapá e Laranjal do Jari com o Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

Promotor de Justição do MP/AP, Paulo Celso Ramos“É um momento importante para o Amapá, com o reconhecimento de sete municípios pelo Selo Unicef por avanços na infância e juventude. Esse resultado reflete parcerias entre os municípios e o Governo do Estado. Ainda há desafios, mas esse é um grande passo para o futuro das crianças e jovens do estado", ressaltou o procurador-geral de Justiça, Paulo Celso Ramos.

Durante o evento, foram homenageados com o Selo do Pacto pela Primeira Infância pessoas e instituições dedicadas aos direitos das crianças no Amapá, como Carlos Sampaio, presidente da Ameap e prefeito de Amapá, a Procuradora de Justiça do MP-AP, a Associação Casa da Hospitalidade, Ida Pietricovsky, oficial do UNICEF, e Bruno Mineiro, prefeito de Tartarugalzinho. A entrega foi realizada pela conselheira Marília Góes e o promotor Miguel Ferreira.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!