Governo do Amapá garante equipamentos para abertura de cinco novas salas cirúrgicas no Hospital de Clínicas Alberto Lima
Espaços estão funcionando e as cirurgias de grande, médio e pequeno porte acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite.
Novas salas recebem procedimentos de grande, médio e pequeno portePara reafirmar a saúde como prioridade da gestão, o Governo do Amapá garantiu a estruturação de cinco novas salas cirúrgicas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). Com os novos locais, a unidade passa a ter dez espaços funcionais e equipados para a realização de cirurgias de grande, médio e pequeno porte.
Como o tempo de procedimento pode variar conforme a complexidade de cada caso, a ampliação do número de salas permite que mais pacientes sejam operados, independente do tempo necessário para cada cirurgia.
Responsável técnica no Centro Cirúgico, Crislena Gama"Hoje, o Hcal é o único hospital de alta complexidade no estado do Amapá para atender a nossa população e as comunidades ribeirinhas do Pará. Temos 14 especialidades cirúrgicas, e, com o aumento das salas e a ampliação do espaço físico e tecnológico, vamos conseguir atender o paciente de forma mais eficiente e eficaz, sempre garantindo a qualidade e segurança do procedimento”, explicou a enfermeira do Hcal, Crislena Gama.
Para que as salas pudessem receber novos pacientes, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) executou a construção física, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu os equipamentos necessários, como os carros de anestesia, arcos e mesas cirúrgicas, raio-x portáteis e monitores multiparâmetros.
Anestesista do Centro Cirúrgico do Hcal, Rosália Freitas“Estamos com aparelhos de anestesia novos, mesas cirúrgicas para realizar vários tipos de procedimento e com as salas totalmente equipadas que garantem que os procedimentos ocorram com excelência e tragam a resolutividade que nossos pacientes precisam”, garantiu a anestesista Rosália Freitas.
A aposentada Ana Aparecida veio de Laranjal do Jari para realizar uma cirurgia oftalmológica, e para ela, fazer o procedimento significa ganhar mais qualidade de vida.
“Eu já estava ansiosa por essa cirurgia, com ela eu sei que vou poder enxergar melhor, ter minha autonomia de volta e poder fazer as coisas que gosto sem limitações e ajuda dos outros. Desde que cheguei aqui fui muito bem recebida, a equipe tranquiliza e deixa a gente bem confortável para esse momento”, disse Ana antes de realizar a operação.
Ana Aparecida veio do Laranjal do Jari para realizar a cirurgia
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!