Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Federal, forças de segurança do Governo do Estado e Ministério Público deflagram operação de combate ao crime no Amapá

A “Operação Cidade de Esmeraldas” cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, além de cinco mandados de prisão preventiva.

Por Mikhael Santos
06/12/2024 17h34

Operações ocorreram simultaneamente em diversas cidadesNesta sexta-feira, 6, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (Ficco/AP), a Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Polícia Federal deflagraram a “Operação Cidade de Esmeraldas”. A ação tem como objetivo investigar um suposto esquema de corrupção envolvendo um juiz, advogados e membros de uma facção criminosa que atuam no estado.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além de cinco mandados de prisão preventiva, autorizados pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). As operações ocorreram simultaneamente nas cidades de Macapá (AP), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

“A 'Operação Cidade de Esmeraldas' reflete o empenho das forças de segurança em desarticular estruturas criminosas que buscam corromper as instituições e comprometer o sistema de justiça. Trabalhamos com base em investigações robustas e em ações coordenadas para garantir que os responsáveis por essas práticas ilícitas sejam devidamente responsabilizados”, ressaltou o coordenador da Ficco/AP, Dalton Marinho.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão

A investigação é desdobramento da Operação Queda da Bastilha, realizada em setembro de 2022, que levou à condenação em primeira instância de advogados, membros de facção criminosa e servidores da segurança pública envolvidos em atividades ilícitas. Segundo as autoridades, as provas colhidas naquela ocasião forneceram indícios que motivaram a nova fase investigativa.

“Essa ação em conjunto é um passo decisivo na luta para garantir que a justiça prevaleça e que aqueles que abusam de suas posições para corromper o sistema sejam responsabilizados. É nosso dever proteger a integridade do sistema judiciário”, declarou o procurador-geral de Justiça do Amapá, Paulo Celso Ramos.

Também foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva

Força Integrada

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ela promove uma ação conjunta entre diversas forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, para integrar esforços de investigação e inteligência no combate ao crime organizado.

Com a Operação Cidade de Esmeraldas, as autoridades reforçam o compromisso de combater a corrupção e assegurar o funcionamento íntegro das instituições no estado.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!