Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA HUMANIZADA

Governo do Amapá e Tribunal de Justiça realizam ação de atendimento a pessoas em situação de rua

As atividades do programa "Pop Rua Jud" ofertam roupas, calçados, kits de higiene e acolhimentos para inclusão em programas sociais do Estado.

Por Weverton Façanha
06/12/2024 16h00

A ação “Sexta Restaurativa”, que integra o programa Pop Rua Jud, consiste na promoção de cidadania e inclusãoO Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), realizaram nesta sexta-feira, 6, mais uma ação do “Sexta Restaurativa”, que integra o programa Pop Rua Jud, de promoção da cidadania e da inclusão. As atividades oferecem roupas, calçados, kits de higiene pessoal e acolhimentos em programas sociais do Estado, tudo voltado para pessoas em situação de rua. Os serviços aconteceram no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), da Zona Norte, em Macapá. 

Os atendimentos são realizados em parceira com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e os serventuários do judiciário, que todas as sextas-feiras se unem na distribuição dos materiais e realizam os levantamentos das atividades que necessitam processos administrativos como “Aluguel Social” e “Renda para Viver Melhor”.

Também é ofertado aos atendidos um Magazine, onde eles podem escolhaer peças de roupas.

De acordo com o coordenador do Pop Rua Jud Amapá, juiz Marconi Pimenta, todo esse trabalho é feito pensando no bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. 

“Todas às sextas-feiras, realizamos diversos atendimentos pelo programa aqui no Cejusc Norte. Eles recebem um kit de higiene pessoal, doado pela Secretaria de Assistência Social, e participam de círculos restaurativos, onde ouvimos eles e buscamos alternativas para resolver as suas demandas que são variáveis”, destacou o juiz Marconi. 

Coordenador do Pop Rua Jud Amapá, juiz Marconi Pimenta, destaca que o programa incentiva a inclusão de pessoas em vulnerabilidade.

Como parte integrante do programa o Governo do Amapá, disponibiliza equipes que trabalham para possibilitar transformações aos cidadãos atendidos no local.

“Nosso trabalho junto com o Poder Judiciário é levar assistência a essas pessoas e sempre conseguimos atender muitas delas. Atualmente alcançamos com algumas delas coloca-las em programas sociais e desta forma, trazer dignidade que é o mais elas precisam neste momento”, enfatizou o secretário da Seas, Hugo Paranhos.

Secretário da Seas, Hugo Paranhos, coordenada equipe do estado nas atividades do programa.

A iniciativa atende dezenas de pessoas e conta ainda com a parceria da Justiça Federal e Defensoria Pública do Estado (DPE), que promoveram atendimentos ao público acolhidos pelo programa, como processos judiciais e organização para iniciar os procedimentos para retirada de documentos pessoais. 

Entre essas tantas pessoas atendidas está a senhora Jorema dos Passas, de 55 anos, que se encontra sem moradia e apresenta problemas com alcoolismo. Ela conta que o programa vem ajudando a reconstruir sua vida.

“Minha vida sempre foi muito difícil e enfrento grandes dificuldades pessoais, mas após conhecer e ser acolhida neste programa conseguir enfrentar os problemas de forma diferente e aos poucos começo a ter vida. Agora já consigo ter contato com a família e venho melhorando meu dia a dia aos poucos e tudo isso iniciou com o programa”, contou a dona Jorema.

Dona Jorema dos Passos, 55, contou que o programa vem ajudado a reconstruir sua vida.

Prêmio CNJ de Boas Práticas

O Pop Rua Jud Amapá tem se destacado nacionalmente por seu impacto social. Recentemente, foi reconhecido no Prêmio CNJ de Boas Práticas.

Categoria Inovação na Prestação de Serviços Jurisdicionais: O TJAP foi vencedor com o projeto “Sexta Restaurativa Pop Rua Jud”, que promove atendimentos e atividades restaurativas voltadas para a população em situação de rua. 

Mais sobre o Pop Rua Jud Amapá

O programa Pop Rua Jud Amapá atende a resolução n° 425/ 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. São feitas buscas ativas para cadastramento, oferta de serviços de cidadania e prestação jurisdicional, para saber das demandas que são recolhidas e encaminhadas para as instituições públicas.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!