'Estamos restaurando a rede física como lugar adequado para o ensino', ressalta governador Clécio Luís ao entregar a 18ª escola da gestão, em Macapá
Destacando a identidade negra, Escola Quilombola Estadual Antônio Figueiredo da Silva foi reinaugurada no domingo, 8, após ser reconstruída e ampliada.
Torrão do Matapi recebeu de volta escola reconstruída e ampliadaFoto: Max Renê/GEAA Escola Quilombola Estadual Antônio Figueiredo da Silva, na comunidade do Torrão do Matapi, zona rural de Macapá, foi reconstruída, ampliada. O novo prédio é a 18ª unidade educacional entregue pelo governador Clécio Luís em um ano e 11 meses de gestão. O local, que valoriza a identidade da comunidade negra, se torna mais adequado para o ensino dos mais de 200 alunos matriculados.
Aluno conhece 1ª biblioteca da escola com o governadorFoto: Max Renê/GEA“Estamos devolvendo a escola em condições adequadas. É a 18ª escola que entregamos e tem mais 37 em obras. Assim vamos restaurando a rede física das escolas, proporcionando um lugar muito mais adequado para a ensinagem e aprendizagem. Que a escola continue sendo esse portal para fazer a comunidade crescer e se desenvolver”, celebrou Clécio Luís.
Presente na entrega no domingo, 8, o governador visitou os espaços reconstruídos e a área ampliada para acolher os estudantes com mais conforto e segurança. Construída em 1978 e localizada no trecho Sul da BR-156, a unidade de ensino atende, além do Torrão do Matapi, outras 20 comunidades da região rural.
Pintura da escola homenageia a cultura negra do AmapáFoto: Fabiana Figueiredo/GEAA estrutura física ficou ainda mais bonita com pinturas inspiradas na identidade quilombola, incluindo símbolos e pictogramas representativos da história do povo afrodescendente no Amapá. A comunidade do Torrão do Matapi organizou missa, cortejo de Marabaixo e serviu almoço para celebrar a entrega.
Alcir Jackson, filho do patrono da escolaFoto: Max Renê/GEA“Graças à atuação do governador Clécio Luís foi evitado que um sinistro ocorresse nessa escola. Meu pai faleceu há 20 anos, mas tenho certeza que ele se alegrou quando foi homenageado dando nome à escola. E agora ele está contente novamente com a entrega dessa reforma tão bonita que valoriza essa comunidade”, destacou Alcir Jackson, filho do patrono da escola e pesquisador da comunidade negra do Amapá.
Além de revitalizar o piso, forro e banheiros, a obra contou com a construção de cinco novas salas de aula, totalizando oito ambientes, hall de entrada, novo refeitório, calçadas, muro, área de lazer, e uma biblioteca com acervo físico e notebooks para os alunos.
Foi investido na obra recursos provenientes do Tesouro Estadual, que também garantiu mais mobílias novas, incluindo centrais de ar, kits pedagógicos, cadeiras e mesas. A unidade recebe 219 alunos nas modalidades de ensino fundamental 1 regular, ensino fundamental 2 e ensino médio modular.
Escola atende crianças e jovens de mais de 20 comunidades da região da BR-156Foto: Max Renê/GEACom a entrega, a escola passou a ter 8 salas de aulas para os estudantesFoto: Max Renê/GEAEscola Antônio Figueiredo da Silva foi reconstruída e ampliada pelo governo do AmapáFoto: Fabiana Figueiredo/GEACortejo com grupos de marabaixo, estudantes e profissionais da escola marcou a entregaFoto: Max Renê/GEA
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!