‘A segurança pública é a base para avançar em outras áreas’, destaca governador Clécio Luís em encontro com a Corte de Apelação de Caiena
Gestor ressaltou que unir esforços no combate aos crimes transnacionais na região de fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa pode servir como alicerce para a cooperação entre os dois países, visando solucionar outras demandas.
Governador Clécio Luís defendeu o combate aos crimes transnacionais para avançar na cooperação entre Amapá e GuianaFoto: Maksuel Martins/GEAPresente no primeiro encontro internacional com a Corte de Apelação de Caiena, realizado na segunda-feira, 9, em Macapá, o governador Clécio Luís destacou a importância da segurança pública como base para fortalecer a cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa. Na ocasião, o gestor ressaltou que o combate aos crimes transnacionais é a base para o avanço de parcerias em outras áreas como turismo, cultura e negócios.
Reunião é uma oportunidade de debater demandas em comum e propor soluções para avançar Foto: Flavio Lacerda e Sérgio Silva/Tjap“Avançar no combate aos grupos criminosos é essencial, pois, sem isso, não podemos progredir em outras áreas. A segurança pública é a base para qualquer colaboração ou intercâmbio que buscamos estabelecer. Com a união de nossas experiências e inteligências, podemos enfrentar esse problema de forma mais eficaz dos dois lados da fronteira”, destacou o governador.
Clécio Luís afirmou que, nos últimos meses, o Amapá conseguiu reduzir todos os indicadores de violência, como resultado do enfrentamento às facções criminosas, com apoio do Ministério da Justiça. O gestor destacou vitórias consecutivas entre outubro e novembro deste ano, com uma redução progressiva nos índices de crimes violentos letais intencionais, chegando a uma diminuição de até 50%.
Encontro entre os Tribunais de Justiça do Amapá e de Caiena acontece após 33 anosFoto: Maksuel Martins/GEAEncontro internacional
Promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), o encontro acontece em Macapá até a próxima sexta-feira, 13, com o objetivo de fortalecer a cooperação no combate à criminalidade transfronteiriça, estreitar os laços entre as Justiças brasileira e francesa, além de identificar demandas específicas de cada país, promovendo maior integração e eficiência nas ações conjuntas na região.
Presidente da Corte de Apelação de Caiena, órgão homólogo ao Tjap na Guiana Francesa, Béatrice Almendros destacou que o encontro, aguardado há anos, é o primeiro de muitos, com o objetivo de compartilhar e aprender sobre as organizações judiciais de ambos os países. Ela agradeceu a acolhida e expressou grandes expectativas em relação à troca de experiências entre os dois países.
"É um imenso prazer estar com vocês em Macapá e poder trocar nossas práticas profissionais, pois temos questões em comum. Um fenômeno que as autoridades brasileiras conhecem muito bem está agora se expandindo na Guiana Francesa, e temos muito a aprender com vocês. Gostaria de entender como funcionam e, ao mesmo tempo, comunicar como nós funcionamos”, expressou Béatrice.
Presidente da Corte de Apelação de Caiena, Béatrice Almendros, e o presidente do Tjap, Adão CarvalhoFoto: Flavio Lacerda e Sérgio Silva/Tjap
O presidente do Tjap, Adão Carvalho, ressaltou a importância do momento, destacando que, pela primeira vez, uma delegação da Corte de Apelação de Caiena vem em caráter oficial visitar o órgão, permitindo fortalecer a cooperação para atender às necessidades locais. Ele mencionou tratativas para uma assinatura de um acordo bilateral entre as instituições e reafirmou o apoio ao poder executivo.
“As decisões são do Poder Judiciário, mas é o Poder Executivo quem as executa. É essencial que estejamos alinhados para garantir o cumprimento rápido das decisões, respeitando os direitos da lei. A questão das organizações criminosas também foi discutida, e acredito que esses encontros trarão resultados significativos em breve. Comprometemo-nos a dar continuidade às tratativas adotadas”, afirmou Carvalho.
Plenário do Tjap foi sede do primeiro encontro internacional, reunindo autoridades brasileiras e francesasFoto: Maksuel Martins/GEA
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!