Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá reforça implementação da tafenoquina para tratamento de malária vivax

Oiapoque é o segundo município a implementar o novo remédio, em dose única. Calçoene utiliza o método desde agosto.

Por Mônica Silva
11/12/2024 13h00

Medicamento e equipamentos de teste de diagnóstico G6PD foram entregues em Oiapoque pela SVSMedicamento e equipamentos de teste de diagnóstico G6PD foram entregues em Oiapoque pela SVSO Governo do Amapá reforça a implementação do uso da tafenoquina para o tratamento de malária vivax em todos os municípios. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), incorporou o medicamento no tratamento em Oiapoque. Em Calçoene, a implementação ocorreu em agosto. Os dois municípios são os primeiros a utilizarem a medicação no Amapá. 

Novo medicamento, administrado com apenas uma doseNovo medicamento, administrado com apenas uma doseO cuidado tradicional do paciente com a doença dura de 7 a 14 dias. Já o novo medicamento, administrado com apenas uma dose, aumenta a eficácia do tratamento, podendo diminuir consideravelmente a propagação da doença. O novo medicamento atua diretamente na forma hepática da malária vivax, evitando as chamadas recaídas, que é o retorno da doença por infecção na corrente sanguínea. 

“A implementação da tafenoquina e do teste de diagnóstico G6PD e sua integração ao protocolo de tratamento do paciente podem levar a uma vida mais saudável. Isso mostra o esforço do Governo do Amapá para melhorar o controle da malária e oferecer opções eficazes para o tratamento da doença”, destaca o superintendente da SVS, Cassio Peterka.

Equipamentos foram entregues por técnicos da SVSEquipamentos foram entregues por técnicos da SVSO teste de G6PD informa o nível de atividade da enzima Glicose-6- fosfato desidrogenase do paciente, para orientar o uso da primaquina ou tafenoquina, e detecta pessoas que podem apresentar efeitos adversos ao utilizar esses medicamentos. Um efeito adverso comum é a anemia grave.

“Existem pessoas que possuem intolerância a tafenoquina, em uma única dose, e podem ser hospitalizadas. Por isso, o teste de G6PD deve ser utilizado para indicar o tratamento mais adequado para malária vivax ou mista”, explica o gerente da Rede de Laboratórios do Lacen, Gilberto Brito.

Malária 

A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium vivax e transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. Sua gravidade varia conforme a espécie do parasita, tem cura e pode ser tratada, desde que aconteça de forma adequada. 

Entre os sintomas estão a febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. O diagnóstico e tratamento da malária são ofertados gratuitamente pelo SUS.

Oiapoque é o segundo município do estado a implementar a tafenoquina para o tratamento da malária vivaxOiapoque é o segundo município do estado a implementar a tafenoquina para o tratamento da malária vivaxEquipe da SVS realizam capacitação para profissionais de saúde para manuseio da tafenoquinaEquipe da SVS realizam capacitação para profissionais de saúde para manuseio da tafenoquina

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde