Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

16 Dias de Ativismo: Governo do Estado encerra campanha nacional com ações sociais em Macapá e Santana

Atividades contaram com apoio da sociedade civil.

Por Alice Palmerim
11/12/2024 18h30

Tipos de violências e ‘lesbocídio' foram temas debatidos na capitalO Governo do Amapá encerrou as atividades da campanha nacional "16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres" na terça-feira, 10, no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para celebrar a ocasião, foi realizada uma ação social para sensibilizar a comunidade LGBTQIA+ sobre o tema no Centro AMA-LBTI, na capital, e com as acolhidas do Centro de Referência em Atendimento à Mulher e Família (Camuf) de Santana. 

Em Macapá, representantes de movimentos sociais e sociedade civil participaram da palestra “A Construção da equidade em diferentes ambientes para a prevenção da não violência contra mulheres LBTI+”, que teve como uma das intermediadoras a coordenadora do AMA-LBTI, Simone de Jesus. 

“Pensamos nesse encerramento, nesse dia tão significativo, porque a pauta da mulher é debatida todos os dias do ano, por ser muito inviabilizada na sociedade, e por precisarem de mais espaço de representatividade e empoderamento”, lembrou Simone.

Coordenadora do Ama-LBTI, Simone de Jesus

Outra mediadora foi a psicóloga e conselheira federal de Psicologia, Isadora Canto, que atua no acolhimento da população na unidade de assistência social.

“Tivemos um importante debate sobre as violências e suas consequências, falamos sobre o ‘lesbocídio', o impacto que causa na vida da população LGBTQIA+, além de pensar em estratégias de enfrentamento para conseguir ser resistência", disse Isadora. 

Psicóloga e conselheira federal de Psicologia, Isadora Canto

Em Santana, as mulheres atendidas pelo Camuf participaram de um debate sobre saúde mental com o foco no empoderamento feminino e, conduzido pela coordenadora do local, Iraciara Nunes.

“Essa rodada de conversa com as nossas acolhidas é essencial, porque quando estamos com uma boa saúde mental, isso ajuda no enfrentamento dos desafios diários e promove resiliência e controle de todas as emoções”, concluiu Iraciara.

'16 Dias de Ativismo' trabalharam sensibilização para o fim da violência contra as mulheres

Uma das participantes foi a dona de casa Maria de Jesus (nome fictício), de 38 anos, que se sentiu mais aliviada após conversar na roda de conversa.

“Foi muito importante, saí daqui aliviada não apenas por falar o que estava me angustiando em relação a minha vida pessoal, mas ouvir a experiências de outras mulheres, saber que é possível mudar sim de vida”, ressaltou Maria.

Mulheres atendidas pelo Camuf de Santana participaram da atividades sobre saúde mental

No Amapá, a campanha foi coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres com apoio dos movimentos sociais e sociedade civil.

“Chegamos ao fim de uma das mais importantes campanhas da Política da Mulher. Os '16 Dias de Ativismo' chamam a atenção para a sensibilização e conscientização de uma das nossas bandeiras, que é o fim da violência contra as mulheres e meninas, e agradecemos a todos que ajudaram a enaltecer essa campanha no Estado”, destacou a gestora da pasta, Adriana Ramos.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!