Com o apoio do Governo do Estado, artesãos de Porto Grande e Serra do Navio garantem renda extra com feiras natalinas
Programação que ocorre em parceria com as associações será no sábado, 14, nos dois municípios.
Colares, pulseiras, brincos e outras peças artesanais são algumas das obras expostas em Serra do NavioOs artesãos de Porto Grande e Serra do Navio vão comercializar peças artesanais em feiras natalinas que acontecem, simultaneamente, no sábado, 14, nos municípios. Os eventos contam com apoio do Governo do Estado, que cedeu barracas para as exposições.
Em Porto Grande, a feira de artesanato “Natal feito à Mão” é voltada ao período natalino, com a venda de peças em crochê (roupas e tapetes), cipó, madeira (tábuas de frios, fruteiras, mesas rústicas), arranjos natalinos, biojoias, bonecas, artesanato em EVA, além de comidas típicas.
A feira conta com a participação de 14 profissionais e é organizada pela Associação dos Artesãos de Porto Grande. A programação será na Casa do Artesão do município, na Praça da Subestação, a partir das 16h.
Em Serra do Navio, a venda de artesanato será das 16h às 22h, no campo de futebol da comunidade do Cachaço, na área rural. O público que prestigiar a "1ª Feira Solidária da Comunidade" poderá comprar produtos em madeira, fibras, cipós, cerâmica e sementes, além de manualidades, comidas típicas e plantas.
A programação terá ainda um torneio de futebol, bingo e leilão. A iniciativa é da Associação de Mulheres Unidas do Cachaço e Grupo de Artesanato Serrano.
Peças feitas com materiais reaproveitáveis serão comercializados na feira, na comunidade do Cachaço Busca ativa
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) estará presente em Porto Grande, com equipes fazendo a busca ativa de novos artesãos. O trabalho consiste em identificar, cadastrar, fazer o teste de habilidade e encaminhar a documentação para emissão da carteira nacional do artesão junto ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
Para ter acesso à carteira nacional do artesão, é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, peças de artesanato prontas para avaliação e materiais para confecção de uma peça em teste de habilidade.
“O Governo do Estado tem sido um grande parceiro e incentivador dos artesãos nos 16 municípios, com o transporte de matéria-prima e de peças para expor na Casa do Artesão, participação em feiras locais, nacionais e internacionais, cursos e oficinas de qualificação. Além disso, está sendo reforçado o cadastro e missão da identidade profissional”, explicou Ezequias Costa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!