‘Encontros Amazônicos Pré-COP30’ iniciam debates buscando a reconstrução de políticas públicas sustentáveis para a região
Programação iniciou nesta quarta-feira, 11, no Museu Sacaca, em Macapá.
Programação pré-COP30 no Amapá vai resultar em um documento para ser apresentado aos líderes mundiaisCom apresentação de painéis e debates, os “Encontros Amazônicos Pré-COP30” iniciaram nesta quarta-feira, 11, com uma programação toda voltada para ressignificar a Amazônia como potência da natureza, mas também da economia, buscando caminhos para uma transição justa e sustentável na região. O evento, em parceria com o Governo do Amapá, segue até sexta-feira, 13, no Museu Sacaca, em Macapá.
A proposta, que tem como finalidade debater as necessidades e a realidade dos povos da florestas, está reunindo durante três dias, povos tradicionais, extrativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil, pescadores, indígenas e delegações da França, Colômbia, Suriname e do território da Guiana Francesa. Com base nas discussões em torno dos temas, será elaborado um documento para ser apresentado aos líderes mundiais durante a COP30, em Belém, no Pará, em 2025.
“Nosso objetivo, ao participar do encontro, é que as nossas vozes possam ser ouvidas junto a sociedade civil do Amapá. Todas as vozes da Amazônia, para que a gente possa passar por esse momento de negociações, de conversas e de decisões. É urgente poder reagir", destacou Yanuwana Christophe Pierre, do povo Kali’na, membro do grupo de trabalho da Assembleia das Altas Autoridades Indígenas da Guiana.
Encontros reuniu indígenas do Amapá e Guiana FrancesaEntre as representações internacionais que participam dos debates, o cônsul do Suriname, Wendell Alfons, evidenciou a necessidade de identificar soluções a partir da experiência do estado mais preservado da Amazônia, o Amapá, que dispõe de iniciativas sustentáveis que podem ser adotadas como modelo econômico.
Cônsul do Suriname, Wendell Alfons“Somos parte da Amazônia e estamos preocupados com o futuro das nossas florestas. Esse encontro é muito importante para sabermos como preservar o meio ambiente e trabalhar juntos para proporcionar uma vida melhor para todos”, declarou o cônsul.
O coordenador-geral do Encontros Amazônicos Pré-COP30, Daniel Vaz, ressalta que o evento que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, permite que as vozes da Amazônia sejam escutadas.
Coordenador-geral dos 'Encontros Amazônicos Pré-COP30', Daniel Vaz“Estamos a quase um ano da COP30 e esse processo geral que trabalha as mudanças climáticas, está muito concentrado na transição energética. E a COP30 deve se concentrar nas pessoas que vivem na Amazônia e no aumento da qualidade de vidas das populações que é crucial para a preservação desse patrimônio natural que nós temos”, enfatizou Vaz.
O primeiro dia de evento foi marcado pelos diálogos entre representantes dos direitos humanos e defensores do desenvolvimento sustentável, além da troca de experiências entre os povos tradicionais que falaram das dificuldades e da necessidade de melhorar os indicadores sociais e econômicos.
Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, Gutemberg Silva“Esse é um grande momento para o Amapá, juntamente com as delegações internacionais, para se discutir um modelo de desenvolvimento sustentável a partir do conhecimento dos povos da floresta para a COP da Amazônia, que vai possibilitar uma discussão forte sobre a valorização da natureza e dos povos que nela vivem. Essa é uma bandeira defendida pelo governado Clécio Luís", pontuou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Gutemberg Silva.
Durante o evento, o público também tem a oportunidade de conhecer a “Feira Sustentável”, uma exposição com artesanatos indígenas e quilombolas, além de expositores com produtos da bioeconomia, itens genuinamente amapaenses certificados com o Selo Amapá, que garante qualidade da produção e respeito ao meio ambiente.
1º dia foi marcado pelos diálogos entre representantes dos direitos humanos e defensores do desenvolvimento sustentável
Confira a programação dos Encontros Amazônicos Pré-COP30, em Macapá:
Quinta-feira, 12
- Hora: 8h30 às 13h
Fórum Intersetorial Pan-Amazônico: Novas Alianças Pela Amazônia
Impactos locais das mudanças climáticas
A Bioeconomia e os Negócios Verdes como uma pauta positiva
Boas práticas de transferência de conhecimento, Educação, Ciência e Tecnologia pelo desenvolvimento sustentável.
- Hora: 15h30 às 16h45
Apresentação do Tribunal Internacional pelos Direitos da Natureza, atividade prévia à que será realizada na COP30.
- Hora: 17h às 19h
Local: Museu Sacaca – Praça das Etnias
Rumo à COP30: a contribuição dos Encontros Amazônicos para a 30ª Conferência sobre Câmbio Climático das Nações Unidas - leitura de minuta de documento final e debate entre o público presente.
- Hora: 19h
Atividade de encerramento do Encontro Amazônico Pré-COP30
Feira Sustentável: exposição e venda de produtos da bioeconomia local
Sexta-feira, 13
- Hora: 9h às 18h
Processos imersivos das delegações ao Museu Sacaca, Casa do Artesão, Fortaleza, Monumento Marco Zero, empreendimento agroflorestal.
Além do Governo do Estado, lideram e apoiam o evento o Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (Creces), Sebrae, Parque Científico e Tecnológico Solimões, Flacso Brasil, Corporación educativa Indoamérica, Red de Escuelas Y Facultades de Arquitectura Latinoamericana, CorpoAmazônia, Universidad Metropolitana, Universidade de São Caetano do Sul, Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat), FYGP, Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Cnodes), Conselho Nacional dos Direitos Humanos e Norwegian Agency For Exchange Cooperation (Norec).
Durante três dias Museu Sacaca é sede do evento 'Encontros Amazônicos Pré-COP30'
- Confira a página oficial dos "Encontros Amazônicos"
- Acompanhe as redes sociais dos "Encontros Amazônicos"
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!