Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Festa de São Tiago promete ser ainda maior em 2017

Com a liberação da Ponte da Integração, Vila de Mazagão Velho deve receber ainda mais turistas nos dias de festividades.

Por Redação
12/12/2016 22h26

Ao som do marabaixo, mouros e cristãos comemoraram a inauguração da Ponte da Integração

Mouros e cristãos voltaram a ficar lado a lado, numa programação fora de época. Desta vez, o cenário foi a Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, entregue oficialmente aos amapaenses na tarde desta segunda-feira, 12.

Ao som das caixas do marabaixo, a presença desses personagens na inauguração é simbólica e representa a valorização do povo da terra de São Tiago, que será um dos maiores beneficiados com a ponte que vai concretizar a integração do eixo metropolitano de Macapá, Santana e Mazagão.

A grande obra arquitetônica, que põe fim a 50 anos de travessia do Rio Matapi por balsas, também é um presente de aniversário para Maria Luzia das Neves, que completa 51 anos nesta terça-feira, 13. Marabaxeira da comunidade de Mazagão Velho, ela se emocionou ao passar por cima da ponte pela primeira vez.

“Eu estou muito feliz de ter a chance de ver esse sonho de pé. Isso é uma grande bênção de São Tiago para a nossa terra”, comemorou, na véspera do aniversário.

Para André Jacarandá, vice-presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, esse é o momento de comemorar e de iniciar os planejamentos para a próxima edição da festa, que tem que ser impecável, já que promete ser sucesso de público.

“Mesmo com o transtorno das balsas, a nossa festa de São Tiago sempre foi grandiosa e atraiu muita gente. Em 2017, tenho certeza que muito mais gente vai ter a chance de conhecer essa grande manifestação cultural do Amapá. Agora, cabe a gente só se preparar para receber bem esse povo”, declarou Jacarandá.

O prefeito eleito de Mazagão, Dudão, assume o município já com a responsabilidade de preparar a sede e a Vila de Mazagão Velho para receber esse público que promete aumentar significativamente. “Estamos com alguns planos que inclui a construção da orla de Mazagão Velho. Além disso, vamos buscar força com parceiros como o Governo do Estado e iniciativa privada. Queremos barrar o Festival do Camarão, de Afuá, em termos de público”, disse.

A valorização da população e da Vila de Mazagão Velho vem de longa data. Pensando em resgatar as origens do povo amapaense e fazer da vila rota de turismo, o governador Waldez Góes investiu em pesquisas arqueológicas, recuperação da cidade e infraestrutura, com pavimentação com bloquetes, para deixar o local ainda mais agradável.

“É importante lembrar que antes de entregar a Ponte da Integração, entregamos 27 quilômetros de asfalto na AP-010, no trecho que liga Mazagão à vila. Com a ponte, completamos o caminho até Mazagão Velho”, disse Waldez Góes.

Para a deputada estadual Marilia Góes, criadora da lei que instituiu como feriado estadual o dia 25 de julho, dia de São Tiago, essa ponte é mais que uma estrutura física, composta simplesmente por ferro e concreto. “Temos que ver isso como o resultado de anos e anos de luta de todos que passaram por aqui, como o Seu Vavá [Washington Elias dos Santos], que batiza a belíssima Ponte da Integração Washington Elias dos Santos”, finalizou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!