Ueap promove debates sobre políticas de graduação para estágios e projetos pedagógicos
Encontro de três dias ressaltou desafios e perspectivas na formação superior na instituição.
I Seminário de Graduação busca promover maior inclusão na elaboração de políticas da instituição de ensino superiorA Universidade do Estado do Amapá realizou o I Seminário de Graduação, entre os dias 11 e 13 de dezembro, para levantar discussões entre os diferentes setores e aspectos que permeiam as políticas de ensino da instituição. O tema central do encontro foi os desafios e perspectivas na formação superior.
No primeiro dia, na quarta-feira, 11, o auditório central da Ueap recebeu a professora da Universidade do Estado do Pará, Marta Genú, para uma conferência que tratou sobre os desafios que as instituições devem enfrentar frente às mudanças do mundo contemporâneo.
“Hoje as universidades competem com outras fontes de informação, e esse jovem muitas vezes não vê tanta necessidade em realizar o ensino superior e analisa outros caminhos a serem seguidos. As instituições de ensino devem se adaptar a essa nova realidade, e escutar esses estudantes, é uma etapa fundamental, com a criação de novos modelos para atender os novos cidadãos desse mundo conectado”, destacou a docente.
Marta GenúA programação segue com outras palestras e também com a realização dos eixos temáticas, que irão discutir, especificamente, diferentes aspectos sobre os cursos da Ueap e sistema de ensino da instituição como, por exemplo, o núcleo comum das licenciaturas, educação inclusiva e programa de avaliação dos cursos.
A pró-reitora de Graduação, Heryka Cruz, destaca a importância do evento para o processo de formação dos cursos da instituição, já que a ideia é que o dos eixos temáticos balizem a criação das políticas de graduação da universidade no futuro.
"Essa é primeira edição desse evento, e acreditamos que daqui para frente ele continuará sendo uma programação fundamental no calendário da Ueap, pois permitirá construir a nossa estrutura de graduação de uma forma democrática e participativa", explicou a pró-reitora.
Público afetado diretamente pelas políticas de graduação discutidas, os estudantes tiveram voz ativa nas discussões dos eixos temáticos. O estudante Vinicius dos Santos, destacou a importância não só de participar das formulações das políticas como também de palestras que tratam do tema.
Vinicius dos Santos“Eu acredito que é de extrema importância a participação dos discentes em eventos como esse porque existe a falsa ideia de que os assuntos que envolvem a graduação são apenas pensados com os docentes, momento como esse quebram isso. E também acho importante conhecer experiências de outras instituições, pois pode ser proveitoso para nossas discussões aqui na Ueap”, relatou o estudante.
Confira a programação para esta sexta-feira, 13
Grupos de trabalho 14h às 17h:
- Eixo 4: interiorização e educação a distância (sala 20)
- Eixo 5: programa de avaliação e do acompanhamento dos cursos (sala 19)
- Eixo 6: educação inclusiva (sala 18)
- Eixo 7: núcleo comum das licenciaturas (sala 17)
Programação da noite (Auditório da Ueap)
- 17:00 - 18:30 – Palestra: A inserção da Extensão Universitária nos Currículos: propostas e implicações (Profa. Dra. Andreia Militão – UEMS)
- 18:30 - 19:00 – Encerramento do Seminário
- 19:00 - 20:00 – Atividades Artístico-culturais
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!